Tiago Luís, de 7 anos, representa Roraima no Manaus Open de Jiu-Jitsu

Compartilhe:

 

O jovem talento roraimense do jiu-jitsu, Tiago Luís Martins dos Santos, de apenas 7 anos, estará em Manaus, neste domingo (28), para disputar o ‘Manaus Open de Jiu- Jítsu’, um dos principais campeonatos da modalidade na região. A participação do atleta conta com o patrocínio da deputada federal Helena Lima, que tem se destacado pelo incentivo ao esporte e ao surgimento de novos talentos.

Natural de Roraima, Tiago começou no jiu-jítsu aos 5 anos e, em apenas dois anos de trajetória, já acumula 16 medalhas, incluindo conquistas como a medalha de ouro na Copa América de Jiu-Jitsu este ano e o título de campeão no 1º Mundial de Luta Livre de 2025.
Hoje, Tiago treina na academia The Witcher, sob a orientação do professor Enoque Medeiros, na categoria pena, onde se dedica intensamente ao esporte com uma rotina de treinos diários de seis horas, de segunda a sábado. Ele já possui a faixa cinza e branca, correspondente à sua categoria de idade.

A história de Tiago inspira pela superação. Ainda pequeno, enfrentou sérios problemas respiratórios e precisou passar por cirurgia para remoção das adenoides e amígdalas. Após a recuperação, encontrou no jiu-jítsu não apenas um esporte, mas uma vocação. Incentivado pela mãe, Thaís de Melo dos Santos, segue conciliando a vida escolar com os treinos intensos. Para a deputada federal Helena Lima, apoiar a trajetória de Tiago é um compromisso com o futuro. “É uma alegria imensa incentivar jovens talentos. Eu conheci o Tiago e foi um carinho enorme que tive. Todo esforço, não é para qualquer criança se dedicar além da escola, seis horas por dia em treino. Nosso orgulho de Roraima.”


Já Thaís, mãe do atleta, reforça a disciplina e a paixão do filho pelo esporte. “Meu filho é um talento especial. Ele acorda empolgado para enfrentar o dia, vai para a escola, e à tarde treina das 15h às 21h ou 22h. Às vezes passa de seis horas em treinamento. É o guerreiro da mamãe”.

A COMPETIÇÃO
O Manaus Open Internacional foi realizado pela primeira vez em 2013. Atualmente, o evento é considerado como porta de entrada para atletas de altíssimo nível testarem suas habilidades, ganharem visibilidade e pontuação no ranking da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF).