NA TRIBUNA Deputado Rarison Barbosa cobra nomeação e posse de policiais penais

Parlamentar chamou atenção para o fim do prazo do concurso, que é dia 29 de setembro
Foto: Eduardo Andrade, Jader Souza, Marley Lima

Compartilhe:

O deputado Rarison Barbosa (PMB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), durante sessão desta terça-feira (9), para cobrar do Executivo a nomeação e posse de policiais penais aprovados em concurso público realizado em 2020. De acordo com o parlamentar, eles concluíram o curso de formação e estão aptos a assumir a função.

Barbosa afirmou que a validade do concurso se encerra no próximo dia 29, faltando poucas semanas para a convocação dos novos servidores. O parlamentar ressaltou que o reforço do efetivo é essencial para manter a ordem dentro do sistema prisional roraimense, bem como garantir a sensação de segurança da população.

 

“Já fizemos diversas reuniões com as comissões da Casa, com o Governo de Roraima, chamamos a Secretaria de Justiça e Cidadania para pedir soluções. Com base em todo esse trabalho, fizemos um apanhado de documentos, enviamos ao Executivo, nos reunimos com o governador, os policiais foram recebidos por ele [Antonio Denarium, Progressistas], que se comprometeu a convocá-los”, relembrou Rarison.

O deputado destacou que são quatro anos de conversa e que, com a aproximação do fim do prazo do concurso, está preocupado em não haver a convocação. Em 2022, conforme explicou, o governo investiu R$ 7 milhões na formação dos profissionais. Como presidente da comissão especial na Assembleia que trata do assunto, ele tem buscado uma resolução para o problema, mas sem êxito até o momento.

“Nosso sistema prisional é de excelência e tem oferecido sensação de segurança à sociedade. E isso é fruto de um trabalho desenvolvido pelos policiais penais. Estamos, mais uma vez, na tribuna da Casa para ver se conseguimos sensibilizar o governador a chamar esses servidores. Hoje, não existe qualquer obstáculo para que não haja a convocação. Temos a aprovação dos cargos, mais de 100 cargos vagos e policiais aptos a assumir. Não temos impedimento jurídico e financeiro, porque já aprovamos o orçamento no ano passado e é para 800 cargos e não 650, como é atualmente”, criticou.

O deputado Marcinho Belota (PRTB) parabenizou o colega de parlamento pela cobrança e disse que solicitou prorrogação do concurso.

“Sempre falo que o melhor representante que a Assembleia já teve está na tribuna hoje. Dia 26 de agosto fiz uma indicação ao governador para que, esse tempo que o judiciário segurou as nomeações, pudesse ser usado para prorrogar o certame. Não tivemos resposta. Falta, portanto, a boa vontade de nomear essas pessoas que aguardam há muito tempo. O senhor está sendo incansável nessa luta. Parece que estamos enxugando gelo e a má vontade é nossa. Mas não depende da gente, infelizmente”, desabafou.

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

Texto: Josué Ferreira

SupCom ALERR