DPE-RR leva projeto que combate violência doméstica para evento com profissionais da beleza e moda

Compartilhe:

Projeto Salão de Defesa, encabeçado pela Defensoria Especializada da Mulher, transforma profissionais da área em auxiliares da rede de proteção

 

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), por meio da Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, participa da Feira Roraimoda e Beleza 2025, que acontece entre os dias 18 e 20 de julho, de 17h às 22h, no Roraima Garden Shopping. Com o Projeto Salão de Defesa, a instituição leva ao evento uma proposta de conscientização, empoderamento e orientação jurídica voltada especialmente às mulheres em situação de vulnerabilidade.

O Salão de Defesa é um dos principais projetos da Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher. Segundo a defensora pública Terezinha Muniz, titular da Especializada da Mulher, o projeto Salão de Defesa nasceu a partir do atendimento de uma vítima que vinha sofrendo há anos de violência doméstica. “Em um momento crítico, ela buscou acolhimento no seu cabeleireiro, o único apoio disponível. A partir dessa experiência, a Defensoria identificou o potencial dos profissionais da beleza como rede de apoio e criou a iniciativa para capacitá-los, promovendo conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e os caminhos da rede de proteção”, relembrou a defensora.

Ainda de acordo com a defensora pública Terezinha Muniz, o projeto vai além do atendimento jurídico tradicional, é uma ferramenta de transformação social e a parceria com o SEBRAE-RR é uma oportunidade ímpar. “A participação da Defensoria Pública na feira Roraimoda e Beleza começou em 2024, com ações dentro de capacitações voltadas a profissionais da área da estética. Após apresentar o projeto Salão de Defesa à diretoria do Sebrae, a parceria foi fortalecida e, em julho de 2025, formalizada. Este ano, a Defensoria contará com um estande próprio na feira, ampliando o alcance do projeto e promovendo informações sobre a Lei Maria da Penha, a violência doméstica e a importância do setor da beleza como rede de apoio às mulheres”, contou.

Conforme a gestora da Feira Roraimoda e Beleza 2025, Bibiana Uchôa, essa é uma forma de reconhecer a relevância social do Salão de Defesa da DPE-RR. “Nós atendemos empreendedores do segmento da beleza que atuam direto no atendimento à mulheres, que podem ser vítimas ou que estejam passando por alguma dificuldade de violência doméstica sem ter com quem contar. Então, é  imprescindível que a Defensoria Pública participe e construa um relacionamento com nosso público.”, declarou.

O espaço da Defensoria será um estande institucional aberto ao público, pensado como ambiente de escuta, acolhimento e informação. Nele, serão oferecidas orientações jurídicas gratuitas, materiais informativos sobre os direitos das mulheres e conteúdos educativos sobre violência doméstica, rede de proteção e canais de denúncia.

ATENDIMENTO: A Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher está localizada no prédio da Casa da Mulher Brasileira, na rua Uraricoera, S/N, São Vicente. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

 

FOTO: ASCOM/DPE-RR