Ação fez parte da campanha permanente da Assembleia Legislativa de Roraima, ‘Mechas de Esperança’
Um ato de solidariedade marcou a manhã desta quarta-feira (14) na Secretaria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima (SEM/ALE-RR). A unidade recebeu 60 mechas que serão transformadas em perucas para mulheres em tratamento de câncer ou que tenham outras condições que causam a perda de cabelo.
A ação faz parte da campanha permanente da ALE, “Mechas de Esperança”, que arrecada cabelo para confecção de perucas. O projeto, iniciado em 2023, tem como parceira a Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC).
Dessa vez, os fios foram doados pelo Colégio Adventista de Roraima em parceria com um salão de beleza situado no bairro Caimbé, em Boa Vista. Ambos iniciaram, em 2024, o projeto “Amor em cada fio” com o intuito de ajudar as mulheres atendidas pela secretaria.
A parceria funciona da seguinte forma: a gestão da escola reúne alunas, funcionárias e mães das estudantes para cortarem os cabelos no salão de beleza, que faz os cortes de forma gratuita. Depois, o material é entregue à SEM. Neste ano, o processo para juntar as 60 mechas durou cerca de um mês.
Para Hannah Monteiro, diretora do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) – que integra a SEM -, a campanha tem impactado positivamente a sociedade roraimense. Ela disse que a campanha vai muito além do que arrecadar mechas, e transforma a vida de mulheres acometidas pela doença, que influencia tanto na saúde física quanto emocional.
“Notamos que a sociedade abraçou a campanha e realmente acredita no projeto, como é o caso da escola e do salão que fazem as doações desde o ano passado. É muito gratificante poder ajudar essas mulheres, principalmente quando temos apoio de outras pessoas ou instituições”, destacou.
Momento gratificante
O sentimento de ajudar a quem precisa é de gratidão e, também, realização pessoal para a dona do salão, Maria Leal. Ela comanda o estabelecimento há cinco anos e desde então a equipe do local se empenha em participar de ações sociais.
“Temos um compromisso com as pessoas que precisam das mechas e já estou em busca de novas parcerias de outros estados. Diferentemente de 2024, quando fizemos a campanha por um curto período, agora vamos fazer os cortes gratuitos até o fim do ano”, revelou.
Durante a arrecadação para este primeiro momento, Maria convidou clientes que fizeram o serviço de corte para doarem seus fios. Com isso, além do público escolar, a comunidade externa também teve sua contribuição nesta ação de solidariedade.
O diretor do colégio, Sandro Alves, compartilha do mesmo sentimento que a colega. Ele frisa que este ato beneficia tanto as mulheres quanto as alunas que acabam agregando valores morais ao fazerem parte deste projeto.
“O principal objetivo com esse projeto foi ensinar para as nossas alunas na prática, para que pudessem entender o que é realmente empatia, se colocar no lugar da outra pessoa”, acrescentou.
Pontos de coleta
Quem tiver interesse em doar mechas de cabelo, pode deixar os fios na Assembleia Legislativa de Roraima, situada no Centro Cívico de Boa Vista, e nas sedes dos programas especiais da Casa.
Os parceiros da campanha também recebem as doações, como: Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Centro Oncológico de Roraima e Hospital de Amor, todos em Boa Vista.
Caso a pessoa deseje doar, mas não tenha condições financeiras de arcar com o corte, o salão da Maria Leal realiza o serviço gratuitamente às segundas e terças-feiras, mediante agendamento pelo número (95) 99117-9847.
A campanha Mechas de Esperança é permanente, tendo o ponto alto em outubro, devido à campanha de prevenção e combate ao câncer.