Deputados da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizaram nesta última quarta-feira (10), uma visita técnica ao Complexo Mineral Barreira, localizado no município de Caracaraí. A atividade teve como objetivo conhecer de perto o potencial das chamadas “terras raras”, minerais estratégicos para diversos setores da economia.
De acordo com o deputado estadual Marcelo Cabral, vice-presidente da Comissão de Minas e Energia, o assunto é importante para o desenvolvimento de Roraima.
“É importante estar aqui hoje para entender, para observar, até para esclarecer para a sociedade o que é esse investimento que acontece no estado de Roraima. Eu vejo aqui o cuidado, o carinho, o compromisso que tem o Complexo Barreira com as pessoas que estão investindo, gerando renda, emprego e benefícios ao estado de Roraima. O que precisar da Assembleia Legislativa, estamos prontos para contribuir e ajudar”, afirmou.
Para o pesquisador Vladimir de Souza, professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o termo terras raras significa que são regiões que possuem minerais extremamente raros na superfície terrestre.
“Quando você acha eles em teorias muito elevadas, aí é uma coisa bem interessante. A gente passou a ser dependente desses elementos terras raras, porque é utilizado nos celulares, nas televisões, na indústria eletrônica como um todo, na indústria bélica, na parte aeronáutica”, disse.
Dessa forma, a visita reforçou a importância do debate sobre a exploração sustentável das terras raras em Roraima, colocando o estado em evidência no cenário nacional e internacional.