PUBLICIDADE

Vereador Prof. Dr. Thiago Reis pede tempo para analisar projetos de Lei que criam cargos na estrutura da PMBV

Vereador tem três dias para se manifestar sobre PLs que reestruturam a Emhur, FETEC e a ARM
Foto: ASCOM CMBV

Compartilhe:

Da: Assessoria Parlamentar

Durante sessão plenária da Câmara Municipal de Boa Vista, ocorrida na manhã desta terça-feira, 18, foi colocado em pauta o pedido de urgência para análise de três Projetos de Lei que reestruturam e criam cargos comissionados em três órgãos da administração indireta do município. Ao todo, os três projetos criam 143 cargos comissionados.

De acordo com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), os projetos foram apresentados aos vereadores no dia 11 de março, e hoje, 18, apenas uma semana depois, foi colocado em votação o Requerimento nº 042/2025, que solicita “urgência, urgentíssima” na análise dos textos. Caso o requerimento seja aprovado, os vereadores têm a metade do tempo previsto para análise das matérias nas Comissões afins.

“Não vejo motivo para pressa. São projetos que oneram o município e que não possuem os estudos de impacto financeiro e nem indicam a fonte do recurso com clareza. Precisamos entender os argumentos dos gestores para aumentarem quantitativo de cargos e valores de salários, visto que o Executivo municipal não tem saúde financeira para arcar com reajuste salarial proposto pelas categorias dos servidores efetivos”, argumentou o vereador Prof. Dr. Thiago Reis (PSD).

O vereador pediu vistas do requerimento, e foi atendido pelo presidente da Casa, vereador Genilson Costa (Republicanos), que concedeu o prazo de três dias para manifestação.

PLs

O PL nº 005/2025, redefine a estrutura de cargos comissionados da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional – Emhur, que passaria a contar com 81 cargos, sendo que na atual estrutura a empresa conta com 22 cargos, um acréscimo de 59 novos comissionados.

O PL nº 006/2025, redefine a estrutura de cargos comissionados da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura – FETEC, que passaria a contar com 215 cargos comissionados, e hoje possui 161 cargos, uma diferença de 54 cargos.

E o PL nº 007/2025, redefine a estrutura de cargos comissionados da Agência Reguladora Municipal – ARM, que passaria a contar com 44 cargos comissionados. Atualmente, a agência conta com 14 cargos, seria, portanto, um acréscimo de 30 comissionados.

Nos três órgãos, os valores dos salários variam entre R$ 22 mil, do diretor-presidente, a R$ 1.660, do assessor II.

Reajuste

No dia 1º de março, os vereadores aprovaram o PCCR (Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações) que reajustou em 6,1% o salário dos servidores municipais, índice abaixo do negociado pelos sindicatos e representantes de categorias, que almejavam pelo menos 9,43% levando em consideração os índices inflacionários. A justificativa do Executivo foi justamente a saúde financeira do município, que ao momento não poderia arcar com valores acima do descrito no PCCR.

“Mas deixamos garantido, por meio de emendas ao texto, que o Município fará estudos para utilizar essa pequena parcela que ficou e pagar os servidores no futuro de forma retroativa”, explicou o vereador Prof. Dr. Thiago Reis.

Comissões

Ainda na sessão desta terça-feira, foram oficializados os membros das Comissões permanentes da Casa Legislativa municipal, e o Prof. Dr. Thiago Reis foi eleito presidente da Comissão de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente. “Estamos atentos para fazer um trabalho intenso de fiscalização que resulte em melhorias efetivas à população de Boa Vista”, explicou o presidente. A Comissão é formada ainda pelas vereadoras Jeu Nunes (PDT), vice-presidente, e Bárbara Falcão (PP), membro.

O Prof. Dr. Thiago Reis também faz parte da Comissão de Agricultura.