O projeto Turistea, desenvolvido pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), encerrou as atividades de 2025 segunda-feira (15), em cerimônia realizada no plenarinho Valério Magalhães. O evento celebrou o segundo ano do projeto e foi marcado pela entrega de certificados e placas de reconhecimento a empresas, guias de turismo e parceiros.

O Turistea atua em duas frentes principais: capacita profissionais do setor turístico para o atendimento adequado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promove passeios inclusivos. As ações promovem inclusão, socialização, lazer e bem-estar para crianças, adolescentes e suas famílias. As atividades ocorrem em pontos turísticos, culturais e naturais do Estado de Roraima.

A idealizadora do projeto, a psicopedagoga Jane Lira, destacou o significado do encerramento e do reconhecimento alcançado. “Hoje é um momento de celebrar e agradecer. Fomos reconhecidos nacionalmente e isso mostra a força do projeto. É um dia de homenagear as empresas e parceiros que abriram as portas e caminham conosco desde o início”, ressaltou.

Para a presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALERR, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), o projeto fortalece o trabalho institucional da Casa. “Estamos levando a bandeira da inclusão e do turismo acessível, que foi muito bem aceita. Isso aumenta nossa responsabilidade e nos motiva a ampliar ainda mais esse trabalho, levando o Turistea para outros estados”, destacou.
Ao longo de 2025, o Turistea promoveu uma série de atividades que integraram formação e experiências práticas. Foram realizadas visitas técnicas e passeios inclusivos em locais como o Açaí do Serra, Trilha Zé de Nana, Parque Nacional do Viruá, cachoeiras, city tour em Boa Vista, além de visitas a bases institucionais e pontos turísticos da capital e do interior do estado. O projeto também participou de eventos estratégicos do setor, como a Conta Amazonas, o Salão Nacional do Turismo e a ABAV 2025, ampliando o debate sobre turismo inclusivo. No total, foram realizados oito passeios, beneficiando mais de 200 pessoas entre crianças e responsáveis, além de uma capacitação presencial que qualificou 53 profissionais.

Participante do projeto, o guia de turismo Kenuy Sotti, da Makuxi Trekking, destacou o impacto da iniciativa. “Ingressamos como empresa e, em dois anos, o Turistea transformou nossa vida profissional e pessoal. É um projeto social que nos faz enxergar esse público com mais atenção e sensibilidade. Estar na linha de frente enriquece nossas habilidades e nosso lado humano. A gente não volta mais o mesmo para casa”, afirmou.
Projeto ganha reconhecimento nacional
O encerramento de 2025 também foi marcado pelo reconhecimento nacional do projeto. O Turistea conquistou o 2º lugar no Prêmio Nacional do Turismo 2025, promovido pelo Ministério do Turismo, na categoria “Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo”. A premiação reforça a relevância da iniciativa e consolida o projeto como referência em turismo acessível, destacando o compromisso da Assembleia Legislativa de Roraima com políticas públicas voltadas à inclusão e à cidadania.
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público.







