TOADA, TRADIÇÃO E TRANSFORMAÇÃO Ocara comemora reconhecimento da ALE/RR e festeja ao lado do Comando Garantido em Boa Vista

Compartilhe:

Em um marco histórico para a cultura amazônica, o Movimento Cultural Ocara Dabacuri (Ocara) foi oficialmente reconhecido como de Utilidade Pública pela Assembleia Legislativa de Roraima. O título, concedido por indicação do presidente da Casa, deputado Sampaio, será comemorado com grande festa bovina no dia 2 de agosto, no Espaço Muralhas, a partir das 17h, como reconhecimento à trajetória cultural e social do movimento, juntamente com a Festa da Vitória do Boi Garantido.

Festa produzida com orgulho vermelho, o evento é organizado e produzido pelo Comando Garantido em Roraima, em parceria com o Movimento Ocara Dabacuri, reunindo duas forças que impulsionam e protegem a identidade do boi-bumbá. A programação traz atrações que fazem pulsar o coração da Amazônia, como:

– A réplica do Boi Garantido, com a tripa Yure produtor e dançarino.
– Nos Intervalos DJ Naldo, especialista em Toada Amazônica
– Dennis Martins, o Príncipe da Toada da Amazônia
– Patrick Herbet, cantor do boi Garantido de Manaus
– Cássia Kemilly, Morena Bela Garantido 2025
– Liss Silva, Cunhã Tribal do Ocara
– Sinazinha de Roraima, Tatiana Lopes, ícone da tradição local
– Giulia Amaral, revelação mirim das toadas roraimenses

Com a vitória do boi Garantido no festival, o evento reviverá as cores, os sons e as histórias de uma das manifestações culturais mais marcantes da região.

A presidente do Comando Garantido em Roraima, Glaucilene Pereira, ressalta que será uma festa híbrida e plural. “Acreditamos que quem venceu este festival foram todos os torcedores, independentemente das cores. Estamos felizes que o título de 2025 é vermelho, mas isso não impede que os torcedores azulados participem. Teremos toadas para todos os gostos. Viva a diversidade cultural!”, comemorou.

Reconhecimento que transforma – O título de Utilidade Pública traz diversos benefícios ao Ocara Dabacuri, como: Fortalecimento institucional e respaldo legal, Acesso facilitado a emendas parlamentares e financiamentos públicos, Potencial para parcerias com o setor público e privado e a Validação oficial do impacto social e cultural do movimento.

O levantador de toadas e atual presidente do Ocara, Dennis Martins, comemorou a conquista ao lado da diretoria e anunciou novos projetos.

“O reconhecimento pela ALE/RR não é apenas um diploma  é um incentivo para continuar fortalecendo a cultura roraimense. Agradecemos a sensibilidade do deputado Sampaio. A união entre o Ocara Dabacuri e o Comando Garantido mostra que tradição e inovação podem caminhar juntas, embaladas pela toada que pulsa no coração da Amazônia. Sem rivalidade, como irmãos que elevam nossa cultura”, exaltou Martins.

Horizontes sociais a partir de 2026 – Com o novo reconhecimento, o Ocara prepara o lançamento de projetos sociais transformadores, como: Oficinas de dança amazônica e expressão corporal, Cursos de indumentária boi-bumbá e técnicas de costura tradicional, Treinamentos em oratória e comunicação comunitária, Programas de educação financeira juvenil, Oficinas de artesanato em macramê e arte manual e as Amostras culturais regionais, revelando novos talentos.

Essas iniciativas visam promover educação, inclusão social e geração de renda, contribuindo para o desenvolvimento integral da comunidade.

Ocara, 25 anos de história e projeção global – Com mais de duas década de atuação em Roraima, o Ocara Dabacuri mantém vivas as raízes da toada amazônica e reafirma seu compromisso com a transformação cultural e social. O movimento já representou Roraima em diversos países, incluindo Venezuela, Peru, Suíça – Amazonie Festival e França.

Agora, com o apoio do Ministério da Cultura e da Funarte, o Ocara se prepara para novos projetos ousados e parcerias internacionais que ampliarão a missão e alcance artístico.