Teamarr participa de ação inclusiva na Escola Francisca Élzika de Souza Coêlho

Equipe do Centro de Acolhimento ao Autista promove atividade com alunos e reforça a importância do acolhimento no ambiente escolar
Foto: Marley Lima

Compartilhe:

Em alusão ao Setembro Verde – mês dedicado à inclusão da pessoa com deficiência –, o Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) participou, nesta segunda-feira (22), de uma ação especial na Escola Estadual Professora Francisca Élzika de Souza Coêlho, no bairro Mecejana, em Boa Vista.

Com o tema “Vivências de…”, a escola organizou uma série de salas temáticas para proporcionar aos alunos experiências imersivas sobre diferentes deficiências e transtornos. A equipe do Teamarr conduziu a sala “Vivência de um autista”, com o objetivo de informar e sensibilizar os estudantes sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo empatia, respeito e acolhimento.

Durante a atividade, os alunos conheceram como é o dia a dia de uma pessoa com autismo, aprenderam a identificar sinais de crise sensorial e, principalmente, como oferecer ajuda e apoio nesses momentos. A equipe também destacou estratégias para adaptar o ambiente escolar às necessidades específicas dos alunos com TEA.

“Fomos convidados para falar sobre o autismo e trouxemos orientações sobre o comportamento em sala de aula, principalmente em situações de crise. Também mostramos que é possível fazer adaptações no processo de ensino-aprendizagem, trabalhando coordenação motora fina, percepção de espaço e tempo e concentração, habilidades fundamentais para a permanência desses alunos na escola”, explicou a professora de Educação Física do Teamarr, Marieta Augusta.

A aluna do 8º ano, Lourdes Layane, de 14 anos, destacou a importância do respeito e do acolhimento às pessoas com autismo após participar da atividade. “Achei muito legal. Aprendi como tratar um colega com autismo, como respeitar e acolher. Entendi como pequenas atitudes mexem com a cabeça dele”, contou.

A professora da Sala de Recursos Multifuncionais da escola, Edilma Ribeiro, comemorou a realização do evento, que atendeu 20 turmas ao longo do dia — 10 pela manhã e 10 à tarde. “Estamos celebrando o Dia da Pessoa com Deficiência e aproveitamos para sensibilizar nossos alunos, despertando a consciência e incentivando a inclusão. Agradecemos a parceria do Teamarr e das demais instituições envolvidas, que contribuíram para tornar esse momento especial e educativo”, ressaltou.

Além do autismo, outras salas temáticas abordaram deficiências auditiva, visual, intelectual e a Síndrome de Down, promovendo a vivência e o entendimento prático dessas condições.

 

Texto: Bárbara Carvalho

SupCom AL-RR