Equipe do programa permanente da ALE-RR, que estará presente durante todo o evento, apresenta projetos que transformam vidas
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), participa do II Congresso Internacional sobre o Transtorno do Espectro Autista em Roraima (CITEARR), realizado nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima (CAF/UFRR).
O evento é promovido pelo Instituto Autismo em Vista, em parceria com a universidade, e conta com o apoio de instituições públicas e privadas, incluindo o Poder Legislativo. Esta edição traz temas como diagnóstico, uso de telas e ética nas intervenções.
Durante os três dias, a equipe do Teamarr ocupa um estande com banners, panfletos e uma televisão que exibe documentários e reportagens sobre o trabalho desenvolvido no Centro. A proposta é divulgar os projetos e ações que impactam positivamente centenas de famílias, alcançando as mais de 800 pessoas inscritas no congresso.
Quem chega ao local logo avista o espaço do Teamarr, localizado à direita da entrada do CAF. A visibilidade do estande facilita o contato com o público e amplia o alcance das informações.
A deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Centro, destacou a relevância da participação em eventos como este, que fortalecem a rede de apoio às famílias atípicas.
“Nossa intenção é estar sempre presentes em iniciativas como essa. É uma oportunidade de mostrar todo o trabalho que o Teamarr desenvolve, agregando profissionais, famílias e pessoas comprometidas com a inclusão e com o respeito e a dignidade que essas pessoas merecem”, afirmou.
O Teamarr já havia participado da primeira edição do congresso. Para a idealizadora do evento e representante do Instituto Autismo em Vista, Ana Paula Aporta, a parceria entre as instituições é sólida e contínua.
“Neste evento, contamos novamente com a presença da deputada Angela e da equipe do Teamarr, que sempre nos apoiam com materiais, incentivo às instituições e envolvimento das famílias atendidas, permitindo que elas também tenham acesso à formação”, ressaltou.
Ações que transformam vidas
A pedagoga Nárjara Franco, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e mãe de um menino autista atendido pelo Teamarr, garantiu sua vaga assim que soube do congresso. Aluna de Terapia Ocupacional, ela vê no evento uma oportunidade de aprimorar sua formação e melhorar os cuidados com o filho Samuel, ele foi diagnosticado aos 2 anos e, desde 2023, recebe acompanhamento psicopedagógico no Teamarr. Segundo Nárjara, os avanços foram significativos.
“Ele teve uma grande evolução. A profissional que o acompanha conseguiu vencer várias barreiras, tanto na socialização quanto na aprendizagem. Hoje, ele lida melhor com frustrações e apresenta um desempenho escolar muito melhor. O Teamarr é um verdadeiro parceiro para as mães e crianças atípicas”, completou.
Sobre o Teamarr
Inaugurado em 2022, o Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) é vinculado ao Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima. A unidade atende crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo terapias, encaminhamentos e capacitações para familiares e profissionais da saúde.
A equipe é formada por profissionais de diversas áreas, como psicologia, fisioterapia, assistência social, nutrição, psicopedagogia, fonoaudiologia, enfermagem, educação física, assistência terapêutica e pedagogia, com atendimento nos turnos da manhã e da tarde.
O Teamarr está localizado na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco, em Boa Vista. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.