Encontro reuniu gestores municipais e estaduais para conhecer iniciativas que aumentam a eficiência da aprendizagem na rede pública
O Comitê de Educação do Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR), presidido pela conselheira Simone Souza, promoveu nesta sexta-feira (22) uma reunião com secretários e gestores de escolas municipais e estaduais. O encontro teve como objetivo apresentar o Programa Ciência e Gestão pela Educação (PCGE), do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), e as ações do Instituto Articule, ambos reconhecidos por resultados expressivos na área educacional.
A coordenadora do PCGE, Natália Aisengart Santos, mostrou os avanços obtidos pelo programa. Segundo os dados, alunos atendidos apresentaram desempenho acima da média: em dois anos, assimilaram conteúdos equivalentes a quatro anos de ensino, com aumento de 60% na produtividade. O PCGE reúne 23 práticas de gestão voltadas para a melhoria da educação, como análise de dados, definição de metas e apoio pedagógico a professores.
O Instituto Articule, organização não governamental que atua na área de educação, também foi apresentado aos gestores. A instituição trabalha com base no tripé conhecimento, articulação e advocacy, desenvolvendo ações em parceria com tribunais de contas e órgãos públicos. A proposta é integrar iniciativas complementares para fortalecer a educação de forma colaborativa.
Para a conselheira Simone Souza, presidente do Comitê de Educação do TCE-RR, a agenda representou um espaço importante de troca de experiências. “Queremos que os gestores de educação conheçam esses cases de sucesso e vejam como a governança colaborativa pode trazer resultados. O Tribunal está ao lado dos gestores para garantir equidade, inclusão e uma educação mais próxima da realidade de cada município”, destacou.
Sobre o programa Ciência e Gestão pela Educação
O PCGE surgiu a partir da pesquisa de doutorado do conselheiro do TCM-RJ, Felipe Puccioni, especialista em gestão pública pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. O estudo analisou experiências internacionais e concluiu que, se aplicadas corretamente, práticas de gestão escolar poderiam elevar o nível de aprendizado das escolas públicas brasileiras ao patamar de países europeus.
Em 2024, o TCM-RJ firmou parceria com a Secretaria de Educação e selecionou 40 escolas de forma aleatória para aplicar o programa. A iniciativa busca melhorar a eficiência das instituições de ensino no apoio a professores e alunos, com base em práticas consolidadas na literatura acadêmica. Atualmente, mais de 120 escolas já foram beneficiadas, alcançando 28 mil estudantes.
O projeto permite identificar indicadores de desempenho e direcionar os investimentos públicos para as intervenções mais eficazes. Assim, otimiza os recursos disponíveis e amplia os resultados de aprendizagem.
Créditos Secom TCE-RR
Texto: Lucyara Duarte
Foto: Rebeca Bastos