PUBLICIDADE

SINDICER-RR e SINTRACOMO-RR fecham acordo de reajuste salarial para 2026

As negociações foram encerradas ainda em dezembro de 2025, e o documento está em fase de homologação junto ao MTE
Foto: ASCOM/FIER

Compartilhe:

Da: ASCOM/FIER
Boa Vista (RR) – O Sindicato Patronal das Indústrias de Cerâmica do Estado de Roraima (SINDICER-RR) e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Roraima (SINTRACOMO-RR) chegaram a um acordo referente aos reajustes salariais da categoria para o ano de 2026.
O reajuste passa a vigorar a partir de 1º de janeiro, data-base da categoria. As negociações das cláusulas econômicas foram concluídas em reunião entre as entidades, resultando nos seguintes percentuais de reajuste do piso salarial: 7,2% para a faixa 16,5% para a faixa 2 e 5,8% para a faixa 3 da tabela salarial.
Além dos reajustes salariais, o acordo também prevê o reajuste do valor da cesta básica, bem como outros avanços em cláusulas econômicas e sociais, garantindo a recomposição de benefícios e melhores condições aos trabalhadores do setor ceramista.
Entre os destaques do acordo, foi inserida uma cláusula de estímulo ao trabalho feminino e à qualificação profissional, que incentiva a ampliação da participação das mulheres no setor, bem como a promoção de ações voltadas à capacitação, treinamento e desenvolvimento profissional dos trabalhadores, contribuindo para a inclusão, a igualdade de oportunidades e o fortalecimento da mão de obra qualificada.
De acordo com o presidente do SINDICER-RR, André Felício Gonçalves, o entendimento entre as partes reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor.
“Neste acordo, priorizamos a manutenção dos empregos, sempre pensando na perspectiva de melhorias para o segmento ceramista, que tem grande importância no país, sendo uma atividade base para outras indústrias”, destacou.
O acordo demonstra o diálogo equilibrado entre os sindicatos e contribui para a estabilidade das relações de trabalho, fortalecendo o setor de cerâmica em Roraima.