Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), promoveu de segunda, 29, a terça-feira, 30 de setembro, a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento foi realizado em parceria com o Ceddir (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Roraima).
O encontro reuniu autoridades, representantes da sociedade civil, idosos, delegados e convidados para debater políticas públicas que assegurem direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa. Foram discutidas melhorias nas áreas de saúde, assistência social, mobilidade, moradia, educação e segurança.
A presidente do Conselho Estadual, Marcele Castro, destacou que o espaço é essencial para escuta e diálogo.
“Essa conferência nos convida a refletir sobre as necessidades dos idosos em Roraima, que vive uma realidade particular. Queremos amadurecer ideias e construir políticas públicas eficazes, que transmitam segurança e garantam direitos”, afirmou.
A programação contou com palestra magna ministrada pelo secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, além de apresentações culturais, debates temáticos e eleição dos 16 delegados que representarão Roraima na conferência nacional, em dezembro.
“O evento é estratégico porque nos permite alinhar as ações às novas demandas da população com 60 anos ou mais. Também é uma oportunidade de refletir sobre o envelhecimento no estado, que tem características diferentes de outras regiões”, disse Alexandre da Silva.
Para a secretária da Setrabes, Tânia Soares, a conferência é um momento decisivo para planejar o futuro.
“Estamos aqui para discutir o presente e construir um futuro mais justo, equitativo e com dignidade para nossos idosos. Reafirmamos o compromisso de garantir que seus direitos sejam respeitados e sua participação ativa na sociedade seja cada vez maior”, concluiu.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Ágata Lima