O CAS (Centro de Atendimento Social) Vila Jardim, foi palco de uma celebração de força e conscientização na noite dessa quinta-feira, 28. A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), reuniu dezenas de mulheres para um grande aulão de ritbox e zumba. O Ritbox Delas foi promovido em alusão à campanha Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher e para promover o bem-estar feminino.
O evento proporcionou um espaço de diversão, integração e de conscientização sobre as diversas formas de violência contra a mulher. Durante o aulão, foram enfatizados os canais de denúncia e os recursos de apoio disponíveis para as mulheres em situação de vulnerabilidade.
A diretora do CAS, Cristiane Cardoso, disse que a iniciativa reuniu mulheres da região do Vila Jardim e convidadas do bairro Cidade Satélite, transformando a noite em uma grande festa positiva.
“Foi uma edição de sucesso, graças ao apoio do Governo do Estado e da parceria com a Secult [Secretaria de Cultura e Turismo]. Proporcionamos não apenas atividades físicas, mas um momento de empoderamento e de reforço da mensagem de que as mulheres não estão sozinhas”, detalhou.
A secretária do Trabalho e do Bem-Estar Social, Tânia Soares, destacou que o evento promoveu saúde, bem-estar e conscientização sobre o tema e reforçou a atenção aos direitos das mulheres e aos mecanismos de denúncia e apoio disponíveis.
“Eventos como este reforçam a importância de cuidarmos de nós mesmas, tanto fisicamente e emocionalmente, além de fortalecer a mente e a autoestima”, explicou a secretária da Setrabes, Tânia Soares.
Sobre o CAS
O Centro de Atendimento Social do residencial Vila Jardim foi inaugurado em outubro de 2022 e atende famílias em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal, funcionando como um instrumento de integração das políticas públicas.
A unidade oferece suporte para ações institucionais e de cidadania, com uma unidade permanente da PMRR (Polícia Militar de Roraima), que atua 24 horas, além de serviços como licenciamento e até a retirada da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além das ações e serviços da Setrabes, como políticas de emprego, geração de renda e esporte.
O CAS atende mais de 500 usuários e oferece diversas atividades esportivas e sociais para a população do Vila Jardim, com destaque para balé, Jiu-jitsu, capoeira, kung fu, ritbox, voleibol, muay thai, ginástica rítmica e outras atividades esportivas.
SECOM RORAIMA
FOTOGRAFIA: Stephane Queiroz