O Departamento de Turismo da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Roraima (Secult) promove o webinar “Turismo e o Cadastur em Roraima”, gratuito, voltado aos profissionais e gestores do setor turístico no estado. Será no dia 29 deste mês, das 14h às 16h.
O webinar será em formato online, através da plataforma Google Meet. O objetivo é apresentar as informações, legislação e procedimentos administrativos que são realizados pelos prestadores de serviços e gestores municipais e estaduais.
Segundo o diretor do Detur, Bruno Muniz de Brito, o evento terá a participação de técnicos do Ministério da Cultura. “O público do seminário são os guias de turismo, agências de turismo receptivo e prefeituras, que receberão sobre a legislação turística vigente, com foco no exercício legal das atividades no ramo”.
Ele disse ainda que, a realização de denúncias, a busca por informações sobre certificação e credenciamento de empresas, também serão repassadas ao trade.
O Cadastur é o principal instrumento de formalização do turismo no Brasil, garantindo segurança jurídica, credibilidade e acesso a oportunidades para os cadastrados.
Em Roraima, o cadastro tem sido fundamental para o crescimento acelerado do setor. Desde 2021, o número de empresas regularizadas saltou de 110 para 480 em dezembro de 2025, segundo levantamento no sistema local.
Para empresários e agências de turismo, o Cadastur oferece acesso a programas de capacitação e financiamento, por meio do Fundo Geral do Turismo; visibilidade em plataformas oficiais, o que facilita a atração de turistas, a participação em iniciativas como o “Viaja Mais Servidor” e o Mapa do Turismo Brasileiro, além da credibilidade junto aos visitantes, que consultam o sistema para contratar serviços seguros e legais.
Já para guias de turismo, o cadastro é obrigatório para exercer a profissão (conforme Lei nº 8.623/1993), permitindo a emissão do certificado e crachá, além de garantir vantagens como inclusão em roteiros oficiais e oportunidades de qualificação.
Em um estado com potencial turístico crescente – impulsionado por atrativos como o Monte Roraima, etnoturismo indígena e pesca esportiva –, o Cadastur fortalece a cadeia produtiva, promove o desenvolvimento sustentável e contribui para a geração de emprego e renda, alinhado ao Plano Estadual de Turismo Roraima 2030







