Secretaria Especial da Mulher anuncia turma única e permanente

Com a mudança, interessadas podem se inscrever no curso a qualquer dia e iniciar as aulas de forma imediata

Compartilhe:

A partir de agora, o curso de técnicas de defesa pessoal oferecido pela Secretaria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (SEM/ALERR) passa a ter inscrições abertas de forma permanente.

As mulheres interessadas em fazer o curso poderão se inscrever a qualquer momento e já participar das aulas, que ocorrem todas as segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 20h30, na avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida. Antes, as matrículas e as aulas ocorriam em períodos específicos.

As inscrições podem ser feitas de maneira simples e gratuita pelo WhatsApp (95) 98402-0502, canal do programa ZapChame, ou presencialmente na sede da secretaria. Segundo a diretora da SEM, Glauci Gembro, a mudança foi pensada para atender à grande demanda e ao interesse das participantes em continuar o treinamento.

“A diferença que nós temos agora é que, em vez de ser só um primeiro mês de aula, nós vamos ficar até dezembro com essa mesma turma. As mulheres estavam voltando, querendo reforçar as técnicas para se sentirem mais seguras. Por isso, decidimos manter o grupo fixo e o ingresso contínuo”, explicou Glauci.

Criado em 2024, o curso se tornou um dos mais procurados entre as atividades da Secretaria Especial da Mulher. A proposta é ensinar técnicas práticas de autodefesa, capazes de ajudar mulheres a reagirem em situações de risco no dia a dia, desde um assalto até casos de violência doméstica ou situações de vulnerabilidade em transportes e locais públicos.

“A defesa pessoal veio realmente para trazer mais segurança. A gente sabe que existem muitos problemas lá fora, não só com companheiros, mas também em situações como no Uber ou até indo para a escola. Essas técnicas podem até salvar uma vida”, destacou a diretora.

Além do aprendizado técnico, o curso também contribui para o fortalecimento emocional e o empoderamento das participantes. Segundo Glauci, o projeto deve ganhar novos formatos no próximo ano, incluindo simulações reais de situações de perigo, como forma de preparar ainda mais as mulheres para agir com rapidez e confiança.

“No início do ano que vem, nós vamos trazer novidades. Vamos fazer simulações reais, por exemplo, como se desvencilhar em um caso dentro de um carro de aplicativo. Queremos que nossas alunas estejam preparadas para qualquer cenário”, completou.

Secretaria Especial da Mulher

Vinculada à Assembleia Legislativa de Roraima, a Secretaria Especial da Mulher oferece suporte psicológico, jurídico e social, além de projetos educativos, culturais e de fortalecimento da mulher. Com sede em Boa Vista e um polo em Rorainópolis, a secretaria atua com uma equipe multidisciplinar, promovendo acolhimento, prevenção à violência e ações de empoderamento feminino em todo o estado.

Em Boa Vista, o atendimento presencial ocorre na avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida. Em Rorainópolis, acontece na avenida Dra. Yandara, nº 3058, Centro. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, além do atendimento sigiloso via ZapChame (95) 98402-0502 – 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALERR