Com expositores de vários estados, feira apresenta soluções modernas que tornam o trabalho no campo mais eficiente, preciso e sustentável
A AgroBV 2025 chegou com força total, reunindo 87 expositores e apresentando um leque de inovações que prometem transformar o setor agrícola. Empresas de diversos estados, como Amazonas, Mato Grosso, São Paulo, Bahia e Roraima, marcam presença, trazendo soluções modernas e eficientes para o campo. O grande destaque desta edição é o avanço tecnológico, com ênfase especial em drones de pulverização, que vêm revolucionando em precisão, agilidade e sustentabilidade no manejo das lavouras.
Esses equipamentos robustos, bem diferentes dos drones recreativos ou de fotografia, foram desenvolvidos especialmente para a agricultura. São maiores, possuem tanques acoplados e oferecem mais precisão e eficiência na aplicação de defensivos agrícolas e fertilizantes, líquidos ou sólidos. Uma verdadeira revolução tecnológica ao alcance do produtor rural.
“Os drones sobrevoam as lavouras sem causar qualquer dano às plantas, realizando a aplicação de produtos de forma precisa e localizada. Quando há uma área específica que necessita de tratamento, o equipamento é capaz de direcionar a pulverização exatamente para aquele ponto. Isso otimiza recursos, reduz desperdícios e minimiza perdas na produção”, explicou o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva.
Allan Henrique é proprietário da JT Drone Norte, que atua há dois anos no mercado roraimense e já expandiu sua presença para cinco estados. Além de empreender, ele também opera os equipamentos. Segundo ele, seu empreendimento é pioneiro no uso de drones agrícolas em Roraima e no Pará.
“No início, trabalhávamos com uma aplicação específica, mas rapidamente percebemos o enorme potencial dessas máquinas. Passamos a comercializar drones, oferecer serviços de manutenção e promover cursos para formação de pilotos, desde o nível básico até a operação profissional. Hoje, temos modelos com capacidade de 20 a 100 litros, com preços que variam entre R$ 135 mil e R$ 220 mil, dependendo da tecnologia embarcada. Apostamos nesse mercado e, agora, vemos mais pessoas reconhecendo o potencial e entrando nesse setor”, destacou o empresário.
Tratores inteligentes e autônomos
Além dos drones, o AgroBV 2025 também apresenta outras soluções tecnológicas de ponta, como tratores equipados com GPS e piloto automático. Esses maquinários inteligentes podem ser programados para executar diversas tarefas de forma autônoma, incluindo manobras e retornos, reduzindo a necessidade de intervenção humana.
Assim como os drones, os tratores inteligentes também operam com coordenadas geográficas, podendo retornar automaticamente ao ponto de partida para recarregar a bateria ou reabastecer.
Originária do Mato Grosso, a empresa Jusama Agrícola está há cinco meses atuando em Roraima e tem se destacado pelas tecnologias que oferece ao setor agropecuário local. Entre os equipamentos em exposição no AgroBV está o trator Massey Ferguson 7722, máquina robusta com 230 cavalos de potência, tração traseira com pneus duplos e capacidade para operar diversos implementos, incluindo semeadeiras de 22 e 25 linhas.
Quem opera o equipamento é o auxiliar de mecânica Diego de Lima, que acompanha de perto o desempenho da máquina em campo. “Esse modelo facilita muito o trabalho, principalmente em grandes áreas. O piloto automático garante mais precisão nas linhas de plantio, evita sobreposições e reduz o consumo de combustível. Além disso, a tecnologia embarcada torna o serviço mais rápido e eficiente”, explicou Diego.
Realidade virtual leva o visitante para dentro do campo
Outra novidade do AgroBV 2025 é o jogo de realidade virtual oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Com o uso de óculos VR (“Virtual Reality”), os visitantes podem simular a operação de máquinas agrícolas em um ambiente totalmente imersivo. A experiência recria a condução de um trator em uma área de cultivo, permitindo ao público vivenciar na prática os desafios e a rotina no campo — tudo sem sair do evento.
O técnico agrícola Bruno Vilpert foi um dos visitantes do evento e destacou positivamente a experiência interativa com as tecnologias apresentadas. “Achei muito importante essa iniciativa. Como profissional, percebo de perto o quanto o setor tem evoluído com a chegada de novas tecnologias. Ver que as empresas estão acompanhando esse avanço e promovendo inovação é gratificante. Isso mostra para a população que há um leque de possibilidades de desenvolvimento no campo”, avaliou Bruno.