Com a finalidade de ampliar o acesso à doação de sangue e o número de cadastro de possíveis doadores de medula óssea, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) realiza, em parceria com o Pátio Roraima Shopping, uma campanha externa de captação entre os dias 09 e 13 de fevereiro.
“Estamos iniciando um trabalho de campanha externa para que mais pessoas possam ter acesso à doação de sangue, sem ter que vir até o Hemocentro. O nosso objetivo é cada vez mais termos novos doadores e termos a possibilidade de garantir a esse doador uma possibilidade de doação mais próximo do seu trabalho, dos seus lugares de lazer, dos seus ambientes de lazer e que a pessoa possa doar sem ter que ir ao Hemoraima”, afirmou a responsável técnica do setor de Captação do Hemoraima, Liliana Bezerra.
A coleta será das 13h30 às 17h30, ao lado da loja Renner. A iniciativa também tem como foco atrair novos doadores e facilitar o ato solidário no dia a dia das pessoas.
“Também é muito importante o reforço do estoque nesse período pré-carnaval, porque nós vamos estar entrando num feriado prolongado, então é muito, muito importante que as pessoas tenham essa sensibilidade para estar fazendo a sua doação de sangue e os doadores que já são antigos doadores que porventura morem perto ou estejam passando pelo shopping que possa fazer sua doação de sangue e aquelas pessoas que ainda não são doadoras que possam estar fazendo a sua experiência pela primeira vez de doar sangue, a gente tem muito carinho em receber esse público”, destacou Liliana.
Quem pode doar?
Para ser um doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.
No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve estar acompanhado dos pais e se for um tutor legal deve ter o consentimento formal dos pais ou do responsável legal.
Além disso, é importante o voluntário estar saudável, não apresentar sintomas de gripe, ou alergia, nem ter ingerido bebida alcoólica a menos de 24h antes da doação.
Doadores do sexo masculino podem doar a cada 61 dias e mulheres precisam de um intervalo de 91 dias para fazer a doação.
Se encaixando nesses critérios, o doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, para em seguida passar por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é encaminhado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.
Durante o Carnaval, doação não para
Para reforçar ainda mais o estoque de sangue para o Carnaval, o Hemoraima realizará uma campanha de doação nos dias 14, 16 e 18 de fevereiro, na própria unidade, convocando doadores regulares e novos voluntários a contribuírem com esse gesto que salva vidas.
O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h.
Mais informações no número (95) 98404-9593.







