Professores e profissionais de saúde participam de curso sobre autismo promovido pelo TEAMARR

Compartilhe:

Programa permanente da Assembleia Legislativa iniciou capacitação na última quinta-feira e finalizou neste sábado, no auditório da câmara de vereadores do município

O ciclo de formação, intitulado “Trabalho Pedagógico com Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): identificação, avaliação e intervenção”, promovida pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio do Centro de Acolhimento ao Autista (TEAMARR), foi realizada entre os dias 8 e 10 de maio, no auditório da Câmara de Vereadores de Pacaraima, na região Norte do Estado.

A iniciativa reuniu professores da educação infantil, ensino fundamental e médio, profissionais da saúde, da área motora, acadêmicos, pais e responsáveis. Ao todo, foram ofertadas 50 vagas com atividades distribuídas em diferentes horários ao longo dos três dias de evento.

O objetivo é fomentar a qualificação técnica e fortalecer a inclusão de pessoas com TEA no ambiente escolar. Os participantes tiveram acesso a conteúdos como poda neural, plasticidade cerebral, aprendizagem, estratégias de educação inclusiva, manejo comportamental, prevenção e integração escolar, além das habilidades motoras no contexto pedagógico.

 

No sábado (10), a programação contou com a palestra “Direitos dos Autistas na Prática: Informação e Acesso”, ministrada pela advogada Weslane Oliveira. Convidada pelo TEAMARR, ela esclareceu dúvidas do público de forma interativa, reforçando o conhecimento jurídico sobre os direitos das pessoas com TEA.

“A proposta foi uma palestra prática, com espaço para escuta e troca. Percebemos muitas dúvidas sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é garantido também a pessoas com autismo, equiparadas às pessoas com deficiência. Pudemos esclarecer essas e outras questões importantes”, afirmou a palestrante.

A servidora municipal Rosineide Ferreira dos Santos acompanhou todos os dias da capacitação e ressaltou o quanto os aprendizados foram enriquecedores. “Ainda não sou formada, mas procuro estudar e ler sobre o tema. Esses três dias foram maravilhosos. Tudo o que queríamos entender sobre o autismo foi esclarecido”, comemorou.

Saber Para salvar

O curso também contou com o apoio do projeto Saber Para Salvar, ministrado pelo sargento do Corpo de Bombeiros Rafael Oliveira. A iniciativa, parceira do TEAMARR, ensina noções teóricas e práticas de primeiros socorros, com base na Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/2018), que obriga a capacitação de professores e funcionários de escolas públicas e privadas para agir em situações de emergência.

Sobre o TEAMARR

O Centro de Acolhimento ao Autista (TEAMARR) integra o Programa de Atendimento Comunitário, vinculado à Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima, conforme a Resolução Legislativa nº 002/2023.

A unidade atende crianças e adolescentes com diagnóstico de TEA, oferecendo terapias, capacitações e orientações para familiares e profissionais da saúde. Os atendimentos são gratuitos e realizados na sede do TEAMARR, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.