Procon Roraima inicia monitoramento de preços no varejo para a Black Friday

A ação, que começou nessa quinta-feira, 13, verifica os valores praticados antes da data promocional, permitindo comparar eventuais alterações e identificar possíveis irregularidades.
Foto: William Roth

Compartilhe:

O Procon Roraima iniciou o monitoramento de preços no comércio varejista de Boa Vista para prevenir fraudes e proteger consumidores durante a Black Friday, que será realizada no dia 28 de novembro.

Segundo o coordenador-geral do Procon Roraima, Daniel Santos, a fiscalização dará prioridade aos setores de eletrônicos e eletrodomésticos, que costumam ser os mais procurados durante a Black Friday. Ele destacou ainda que a colaboração dos consumidores é essencial para identificar possíveis irregularidades nos estabelecimentos comerciais.

“Se o consumidor verificar no comércio local eventual maquiagem de preço, ele pode nos demandar e, a partir disso, mandamos a equipe para resolver esse problema. Em casos específicos de compra via internet, o consumidor deve realizar consulta preliminar ao Procon Roraima, porque tem-se a questão da publicidade enganosa e dos golpes que são aplicados contra consumidores”, explicou o diretor.

Santos também alertou para a ação de golpistas durante o período, sobretudo em ofertas online que apresentam vantagens exageradas para atrair a vítima. “Geralmente, os estelionatários apresentam um preço muito atrativo para o consumidor no intuito de fisgar e praticar esse crime. Então, é interessante que o consumidor fique atento”, explicou.

Operação na Black Friday

A operação principal ocorrerá no dia 28 de novembro, quando equipes do Procon Roraima irão percorrer os principais centros comerciais de Boa Vista para verificar práticas abusivas, publicidade enganosa e possíveis fraudes de preços. Havendo constatação de irregularidades, serão lavrados autos de infração.

Antes da Black Friday, o órgão também divulgará encartes educativos nas redes sociais, orientando os consumidores sobre seus direitos e cuidados durante o período de promoções.

Canais de denúncia e atendimento do Procon Roraima:

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Ayan Ariel