Serviços financeiros lideram reclamações em balanço semestral; caso de consumidora ilustra atuação efetiva do órgão
A auxiliar de serviços gerais Leonice Alves é uma das mais de duas mil pessoas que buscaram o Procon Assembleia no primeiro semestre de 2025. Moradora de Boa Vista, ela enfrentou dificuldades após contratar um empréstimo bancário, pois o que parecia um simples contrato, transformou-se em um problema financeiro inesperado.
“Fiz um empréstimo e, depois, percebi que fui prejudicada: o contrato previa 60 parcelas, mas constavam 120, além de uma diferença de quase 500 reais na parcela. Procurei o Procon Assembleia, onde fui muito bem atendida, porque me ouviram com atenção, abriram o procedimento e agora é aguardar a solução”, relatou Leonice.
Situações como a vivida por Leonice fazem parte das principais demandas do Procon Assembleia. Entre janeiro e junho deste ano, o órgão recebeu 2.297 atendimentos, com destaque para orientações gerais (730) e serviços financeiros (514), além de reclamações envolvendo telefonia e telecomunicações (348), prestação de serviços privados (310), educação (92), saúde (57), energia (53) e água (51).
De acordo com o diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho, o volume de demandas reflete a confiança da população no serviço prestado pelo Serviço de Defesa do Consumidor do Poder Legislativo. Segundo ele, este primeiro semestre de 2025 equivale a quase o mesmo número de atendimentos de todo o ano passado.
“Buscamos resolver a maioria das demandas, com índice de solução em torno de 60%. Os casos não resolvidos são encaminhados ao Judiciário, por meio de acordo com o Tribunal de Justiça, e situações que indicam golpe são enviadas à Delegacia do Consumidor”, explicou o diretor.
Além do trabalho presencial e via canais digitais, o Procon Assembleia também promove ações educativas em datas comemorativas e períodos estratégicos do comércio. “Como palestras e campanhas externas em datas específicas, como Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Páscoa. Entre essas programações, retomamos visitas às lojas para dialogar com os lojistas”, concluiu Aldo Carvalho.
O Procon Assembleia é presidido pela deputada Tayla Peres (Republicanos) e tem como missão principal a proteção, defesa, orientação e divulgação dos direitos e deveres de cada envolvido na relação de consumo, bem como a promoção da educação para o consumo consciente.
Canais de Atendimentos
Em caso de dúvidas ou problemas na contratação de serviços ou compra de produtos, o consumidor pode procurar o Procon Assembleia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Também é possível buscar atendimento pelo WhatsApp (95) 98401-9465 ou pelo site al.rr.leg.br/procon/
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Nonato Sousa
SupCom ALE-RR