A Secretaria Especial da Mulher recebeu a visita da presidente nacional da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Alice Dino, na manhã desta terça-feira (11), para conhecer os projetos, ações e iniciativas desenvolvidas pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), como o Chame, o Reconstruir e o Mechas de Esperança. A visita teve como objetivo fortalecer parcerias e compartilhar experiências voltadas à valorização e ao acolhimento de mulheres.
“É uma honra muito grande poder estar aqui hoje. Nós, enquanto rede nacional, temos o projeto de conhecer todas as redes espalhadas pelo Brasil. Atualmente, estamos presentes em 19 estados e 485 municípios com trabalhos voluntários no combate e na prevenção do câncer”, destacou a presidente Alice Dino.

Ela ressaltou a importância de conhecer o estado e poder visitar as unidades da ALERR. “Conhecer Roraima é um momento especial. A estrutura e o trabalho da Secretaria Especial da Mulher são maravilhosos, pois acolhem mulheres que enfrentaram a violência — e isso também é um tipo de dor, de abandono, de esquecimento. Ver a importância da humanização e da beleza da mulher, com o uso de perucas, maquiagem e roupas novas, mostra como pequenas ações podem devolver a autoestima e o sorriso a tantas mulheres”, completou.

A diretora da Secretaria Especial da Mulher, Glauci Gembro, ressaltou a relevância do trabalho realizado em conjunto com a Liga Roraimense de Combate ao Câncer, especialmente na entrega de perucas e lenços. “Hoje, somos a instituição que mais realiza essas entregas, com diversos pontos espalhados pela cidade. É um trabalho feito com amor e respeito, que transforma vidas. Receber a presidente nacional da rede nos enche de orgulho e nos dá ainda mais força para continuar cuidando e acolhendo essas mulheres”, afirmou.
A presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Magnólia Rocha, também destacou a importância da parceria com o Chame e da visita de Alice Dino. “O Chame é nosso parceiro desde 2002, e temos acompanhado de perto o trabalho belíssimo desenvolvido. Estamos felizes por apresentar toda essa estrutura e mostrar como essa união tem melhorado a autoestima e o bem-estar de tantas mulheres. A Liga é filiada à Rede Feminina há 33 anos, começamos com a casa de apoio e hoje atendemos todos os tipos de câncer, com prioridade ao atendimento das mulheres e aos casos de câncer de mama”, ressaltou.
Texto: Bárbara Carvalho
Fotos: Jader Sousa
SupCom ALERR







