Prefeitura lança edital com 200 vagas para Curso de Robótica Educacional

Compartilhe:

Interessados poderão se inscrever nos dias 21 e 22 de julho, exclusivamente pelo “Cidade Social”

 

A Prefeitura de Boa Vista lançou nesta quarta-feira, 16, o edital para as inscrições de novas turmas do Curso de Robótica Educacional. Ao todo, são ofertadas 200 vagas gratuitas para crianças de 9 a 14 anos, com aulas ministradas no Centro Municipal de Inovação (CMI), localizado na avenida Glaycon de Paiva, nº 1820, no bairro Mecejana.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela plataforma Cidade Social, das 9h do dia 21 de julho até às 18h do dia 22 de julho. Caso o número de inscritos exceda o limite de vagas disponíveis, ocorrerá sorteio público.

A seleção ocorre por meio de uma prova com questões de português, matemática e uma produção textual. As vagas estão divididas entre os turnos da manhã e da tarde. O edital e demais documentos do processo serão disponibilizados no site https://concursos.boavista.rr.gov.br.

“O curso tem duração total de 40 horas, com aulas duas vezes por semana, sempre às terças e quintas-feiras, com duas horas de duração por encontro com foco no desenvolvimento de habilidades relacionadas à lógica, raciocínio matemático, trabalho em equipe, organização e planejamento de projetos” explicou o diretor-executivo de inovação e desenvolvimento, Marco Cury.

Desde 2016, a Robótica Educacional vem despertando o interesse dos estudantes pela inovação

O curso foi implantado no então Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), durante a gestão da prefeita Teresa Surita, com o apoio do vice-prefeito e secretário municipal de Tecnologia à época, Arthur Henrique, que teve papel fundamental na criação e estruturação do projeto.

Em 2025, com a reestruturação da Prefeitura de Boa Vista, o espaço foi renomeado como Centro Municipal de Inovação (CMI), passando a ser vinculado à Agência Municipal de Empreendedorismo (AME BV), fortalecendo sua atuação como referência na formação de jovens talentos.

“O curso de robótica tem um papel fundamental na formação dos nossos alunos. A cada desafio proposto, os estudantes desenvolvem a capacidade de encontrar soluções práticas e inovadoras. É um aprendizado que sai da teoria e ganha vida nas mãos de cada criança e jovem”, disse a Presidente da AME BV, Luciana Surita.

Além de investir em estrutura e formação, a prefeitura também incentiva a participação dos estudantes em competições como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e a First Lego League Challenge (FLL).