Podcast da ALE-RR destaca histórias de mulheres que empreendem e inspiram outras a crescer

Compartilhe:

Episódio foi ao ar em alusão ao Dia da Mulher Empresária, celebrado em 21 de maio em Roraima

Em um bate-papo marcado pela troca de experiências e histórias inspiradoras, mulheres empreendedoras que também incentivam outras a seguirem esse caminho compartilharam suas trajetórias de superação e conquista no mercado. O tema foi abordado no episódio ‘Ela Empresária’, do podcast da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), transmitido ao vivo na tarde desta sexta-feira (23) pelo canal 57.3.

O episódio, mediado pela jornalista Isabela Bastos, diretamente do estúdio da Rádio Assembleia, contou com a participação de Karla Grizotti, Neiane Cristina, Érica Lôbo e Camila Brasil. As convidadas relataram vivências pessoais e destacaram a importância de construir redes de apoio, especialmente nos momentos mais desafiadores.

O tema foi escolhido em alusão ao Dia da Mulher Empresária, comemorado em 21 de maio, instituído pela Lei nº 2.025/2024, de autoria da deputada Aurelina Medeiros (Progressistas), com o objetivo de valorizar o papel das mulheres no empreendedorismo, setor que cresce cada vez mais no estado.

Durante o episódio, Isabela Bastos destacou que o aumento no número de mulheres empreendedoras está diretamente ligado à criação de políticas públicas e, por isso, esse debate se faz tão necessário.

“O Poder Legislativo está alinhado com esse movimento. Além de elaborar políticas públicas, busca também dar visibilidade à realidade dessas mulheres, mostrando seus desafios, conquistas e inspirando outras. Por isso, esse espaço no podcast é tão valioso”, pontuou.

Desafios e conquistas

Neiane Cristina contou que começou a empreender em um momento de muita dificuldade. Formada em Letras, mãe de uma bebê de quatro meses e desempregada, teve a ideia de dar aulas preparatórias para vestibular. Assim nasceu, há oito anos, o Centro de Isoladas.

“Como empresária, enfrento três desafios: a educação, o empreendedorismo e o fato de ser mulher. Mas, quando fazemos o que amamos, conseguimos ser referência e impactar positivamente a vida das pessoas. Nosso trabalho tem propósito: transformar vidas”, destacou.

Ela ressaltou ainda que a rede de apoio foi essencial para não desistir.

“Conciliar os papéis de mãe, esposa e empresária é difícil. Houve dias em que cheguei exausta em casa, mas o apoio do meu marido foi fundamental. Entendi que os desafios existem, mas estão aí para serem superados”, afirmou.

A empresária Karla Grizotti, proprietária de uma galeria de lojas de roupas, compartilha do mesmo pensamento. Para ela, além do apoio, é preciso ter coragem e resiliência.

“Cabe a nós ter coragem, ser firmes e enfrentar os desafios diários. O que me motiva é transformar vidas, seja gerando empregos ou ajudando as pessoas a se sentirem bem e confiantes ao escolher uma roupa”, ressaltou.

Atualmente, Karla emprega mais de 50 pessoas e aponta que seu maior desafio é manter a equipe alinhada aos valores da empresa.

“O maior desafio hoje é contratar pessoas que se conectem com a cultura da empresa. Por isso, investimos constantemente em treinamentos, buscando esse alinhamento”, completou.

Instituições que fortalecem o empreendedorismo

O episódio também contou com a participação de mulheres que atuam em instituições de apoio ao empreendedorismo feminino, como Camila Brasil, gestora do projeto Sebrae Delas em Boa Vista.

“Oferecemos consultoria, fazemos diagnóstico dos principais desafios e buscamos soluções personalizadas. O projeto surge como uma ponte para fortalecer e alavancar negócios liderados por mulheres, com capacitações e missões empresariais”, explicou.

Segundo ela, o ‘Sebrae Delas’ é focado, especialmente, em mulheres que atuam na informalidade, e os resultados positivos reforçam o impacto do projeto.

“Quando nosso trabalho transforma vidas, temos a certeza de estar no caminho certo. Atuamos com públicos de perfis diversos, seguindo três pilares: o eu, o meu e o nós”, destacou.

Ela também destacou os resultados: “As transformações são visíveis. As participantes evoluem ao longo dos cursos, ganham segurança e se sentem preparadas para expandir seus negócios”, concluiu.

Iniciativas da ALE-RR

 

Durante o episódio, também foi apresentado o Centro de Inovação e Empreendedorismo – Inovem, recém-lançado pela Assembleia Legislativa de Roraima, sob a presidência da deputada Catarina Guerra (União). Uma das ações previstas é o projeto Elas Inovam, que visa apoiar mulheres empreendedoras.

“Que essas mulheres se sintam capazes e acolhidas para empreenderem. Inovar é melhorar, se reinventar. E o Inovem surge como suporte para essas mulheres que merecem nosso respeito e incentivo”, declarou a deputada, em vídeo exibido durante o programa.

Dados sobre o empreendedorismo feminino em Roraima

 

O podcast também apresentou dados do IBGE que revelam o crescimento do empreendedorismo feminino no estado. Atualmente, 28,32% dos negócios em Roraima são liderados por mulheres.

Desse total: 92,33% trabalham por conta própria; 3,45% têm renda superior a cinco salários mínimos; 57,81% ganham até um salário mínimo; 48,77% atuam nos setores de comércio e serviços; apenas 0,26% estão no setor da construção civil.

Onde assistir

 

O Podcast da ALE-RR é uma iniciativa da TV Assembleia (Canal 57.3) em parceria com a Rádio Assembleia (98,3 FM). Todos os episódios estão disponíveis no canal oficial do YouTube da Assembleia Legislativa de Roraima: @assembleiarr.