O Governo do Estado, por meio da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), continua com o pré-cadastramento para o Censo Habitacional de Roraima, na sede do Ierr (Instituto de Educação de Roraima), na Avenida São Sebastião, 521, no bairro Tancredo Neves.
Essa ação acontecerá até o dia 10 de abril de 2026, das 7h30 às 17h, ininterruptamente, com o objetivo de formar um banco de dados sobre a população que necessita de casa própria. Até essa sexta-feira, dia 14, 4.394 famílias já foram cadastradas, com média de 244 por dia. Não há agendamento, o atendimento é presencial e totalmente gratuito.
Nessa sexta-feira, buscaram o serviço associados da Colônia de Pescadores Z-1 de Roraima que representa pescadores artesanais de Boa Vista, Cantá, Bonfim, Iracema, Alto Alegre, São João da Baliza. Só na Capital são 750 associados.
A secretária da Colônia, Thaylanny Coimbra, disse que 58 pescadores compareceram ao Ierr para fazerem o cadastro. “O nosso presidente, Raimundo Gomes Sobrinho, falou que estava tendo esse cadastramento. Perguntamos quem tinha interesse e esses 58 vieram”, disse.
Ela destacou a necessidade desta categoria. “Os pescadores artesanais não têm renda própria, não sabem o que vão faturar. A maioria vive do Defeso”, afirmou a secretária, referindo-se ao Seguro Defeso, que é um benefício pago a pescadores profissionais artesanais durante o período de quatro meses em que a pesca é proibida para garantir a reprodução das espécies. O valor do benefício é equivalente a um salário mínimo mensal para garantir a subsistência do pescador enquanto ele não pode trabalhar.
Raimundo Souza Pinho, de 46 anos, disse que conseguiu a Carteira de Pescador Profissional em 2019. Atualmente, mora num cômodo cedido pela mãe e está confiante que poderá ter sua casa própria. “Fiquei satisfeito com o atendimento do pessoal da Codesaima. Agora é só esperar para ver se vai dar certo. Se Deus quiser vai dar”, comentou.
Também vivendo de favor, Agenor Ferreira Lima, de 57 anos, mora com a esposa numa casa alugada pelo filho. “Quando pego um dinheirinho ajudo no aluguel”, relatou. O pescador está na profissão há 18 anos, mas diz que o dinheiro mais certo é o dos quatro meses do Defeso.
Thaylanny lembra que apenas 58 pescadores foram fazer o cadastro e que os demais 750 associados poderão fazer o registro. “Aqueles que quiserem vir se inscrever terão até o dia 10 de abril para vir com seus documentos, que a Codesaima estará aqui de braços abertos”, concluiu.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
- CadÚnico (NIS)
- RG
- CPF
- Comprovante de residência atual
- Comprovante de estado civil (certidão de nascimento, casamento ou averbação)
- Comprovante de renda (holerite, extrato bancário ou declaração de imposto de renda)
- RPA (para trabalhadores autônomos)
- Carteira de trabalho
- Certidões de nascimento/CPF dos filhos menores de 18 anos
- Laudo médico atualizado com identificação da doença e CID (para pessoas com deficiência)
A inscrição no CadÚnico pode ser feita nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) de Boa Vista.
Para esclarecimento de dúvidas e obtenção de informações adicionais, a Codesaima disponibiliza o telefone da Ouvidoria: (95) 99170-0704.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Marco Aurélio Rodrigues







