Palestra nos polos do CCJuv reforçam laços entre mães e filhos

Compartilhe:

Assembleia Legislativa fortalece vínculo familiar em atividade que aborda tipos de comunicação e relações interpessoais

Às vezes, perguntar “como foi o dia na escola?” já é uma forma eficaz de fortalecer o vínculo entre mães e filhos. Essa foi uma das reflexões trazidas pela psicóloga Esther Pisani durante a palestra realizada na tarde desta quarta-feira (7), no Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), localizado no bairro Senador Hélio Campos.

A ação é promovida pela Superintendência de Programas Especiais (SPE) da Assembleia Legislativa de Roraima e está sendo levada a diferentes polos da capital ao longo desta semana, em comemoração ao Mês das Mães. A programação começou na unidade Buritis, na terça-feira (6), e segue nesta quinta-feira (8) pela manhã no polo Murilo Teixeira e à tarde no Pedra Pintada.

Durante o encontro com as mães, a psicóloga falou sobre os tipos de comunicação e a importância das relações interpessoais para o desenvolvimento das crianças.

“Refletimos sobre o diálogo, a comunicação não violenta e como isso influencia no rendimento escolar e nas relações do dia a dia. Também realizamos dinâmicas para que elas pudessem expressar seus sentimentos”, explicou Esther.

Ela também destacou a relevância de ações como essa, que aproximam o Poder Legislativo da comunidade e promovem orientação emocional e familiar.

“É muito importante, principalmente por proporcionar momentos de qualidade entre pais e filhos. Além disso, é uma excelente oportunidade para desenvolver aspectos socioemocionais, como o diálogo, a empatia e a capacidade de se expressar”, acrescentou.

Entre as participantes esteve a empresária Paula Martins, mãe de Yanna Louise, de 7 anos, aluna de balé, e de Ryan Gael, de 5 anos, que pratica judô. Para ela, momentos como esse ajudam a fortalecer o vínculo familiar.

“É uma iniciativa excelente, pois favorece a convivência e cria mais proximidade com nossos filhos. Isso reflete diretamente na atenção que damos a eles, o que influencia positivamente na educação, nos estudos e até nas brincadeiras”, afirmou.

Além de fomentar a cidadania por meio de atividades culturais, esportivas e de lazer, a SPE também se dedica a fortalecer o ambiente familiar das crianças e adolescentes atendidos pelos polos, como enfatizou o coordenador do CCJuv Senador Hélio Campos, Ray Feitosa.

Cerca de 40 mães participaram da palestra na unidade do bairro Senador Hélio Campos. O polo oferece modalidades como balé, ginástica rítmica, jiu-jítsu, judô, caratê, treino funcional, zumba e capoeira. A unidade está localizada na Rua S-33, nº 158, Senador Hélio Campos.