As crianças colocaram a mão na massa durante a programação de oficinas direcionadas à alimentação de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), iniciada nesta terça-feira (18), no Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR). A proposta, que integra as áreas de psicopedagogia e nutrição, busca estimular autonomia, coordenação motora e a aceitação de novos alimentos, especialmente entre crianças com seletividade alimentar.
Nesta etapa, a parte psicopedagógica trabalhou sequência de passos para preparar algo simples, como montar um sanduíche saudável com imagens ilustrativas. A atividade pretendeu estimular escolhas e tomada de decisões do tipo “o que você quer colocar primeiro?”.

Já na área da nutrição, a orientação foi sobre combinações equilibradas (pão integral, queijo branco, tomate e alface) e cada criança foi acompanhada durante a montagem do próprio prato, para que tivesse contato direto com o alimento e a experimentação de novos sabores.
Uma das idealizadoras da iniciativa, a nutricionista do Teamarr, Juliany Marques, destacou a evolução conquistada nesta terceira fase das oficinas.
“Essa semana é muito especial porque, além de todo o preparo sensorial das semanas anteriores, hoje eles estão colocando a mão na massa e provando o alimento que eles mesmos escolheram e prepararam. Para crianças com seletividade alimentar, isso representa uma grande vitória e um passo importante para melhorar a rotina nutricional em casa”, frisou Juliany.
Já a psicopedagoga Tatiane Sousa reforçou que as oficinas contribuem para aspectos essenciais do desenvolvimento infantil para além da alimentação.
“Estamos enfatizando a autonomia, o contato sensorial com o alimento e a interação entre as crianças. Muitas delas têm dificuldade nessa socialização, então aqui elas vivenciam experiências que estimulam o comportamento, o cognitivo e os vínculos com os colegas”, frisou.

Próximas ações do projeto
A programação do projeto será encerrada na quarta semana, de 24 a 28 de novembro, com a “Oficina da Rotina Saudável”. Nessa etapa, os psicopedagogos irão trabalhar com as crianças a elaboração de um quadro visual com pictogramas organizado com os horários das refeições do dia (café da manhã, almoço, lanche e jantar). A atividade reforça a sequência correta das refeições e a previsibilidade das atividades diárias.
Já a equipe de nutrição vai orientar as famílias sobre as adaptações no cardápio doméstico, além de dialogar com os responsáveis sobre estratégias que ajudem a manter a rotina alimentar de forma contínua em casa.
O objetivo é reduzir a ansiedade das crianças na hora das refeições, ampliar a aceitação alimentar e envolver toda a família no processo, buscando garantir a permanência dos resultados conquistados ao longo do mês.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Marley Lima
SupCom ALE-RR







