O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), está com vagas abertas para as aulas gratuitas de caratê no polo Pedra Pintada. Podem participar crianças a partir dos sete anos, além de adolescentes e adultos.
Para fazer a matrícula, é preciso comparecer ao polo Pedra Pintada (avenida Diamante, nº 1227) de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. É necessário levar originais e cópias do RG, CPF, comprovantes de residência e escolar (apenas crianças e adolescentes) e uma foto 3×4 – tanto do adulto quanto do aluno. As aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde.
Conhecido por trabalhar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito, por meio de técnicas de defesa pessoal, disciplina, respeito e superação, o caratê, segundo explicou o professor Marcio André, proporciona diversos benefícios que vão desde a melhoria do condicionamento físico até o aumento da flexibilidade, força e resistência.
O professor relatou que é perceptível a mudança de postura dos alunos que praticam a modalidade no Pedra Pintada, desde o seu início, há quatro anos. “Já recebemos relatos de pais que contaram que o filho mudou de comportamento e hoje está mais disciplinado e focado. No karatê tem disciplina e hierarquia. Por isso, grande parte só se gradua [troca de faixa] se tiver boas notas na escola, tiver disciplina e respeito, tanto dentro quanto fora daqui”, observou.
Mudança de comportamento e sonho de se tornar faixa preta
Abdiel Valverde tem dez anos e treina na unidade Pedra Pintada desde os sete para poder se concentrar no dia a dia. O pequeno carateca contou que o esporte o ajuda a controlar a ansiedade.
“Eu era muito ansioso e isso mudou. Me comporto melhor também, ajudo os meus pais dentro de casa e sempre escuto eles. Aqui, já participei de alguns campeonatos. É sempre legal e emocionante. Antes de lutar, sempre me aqueço bem, para entrar preparado”, revelou.
O jovem Davi Ribeiro, de 15 anos, pratica a modalidade desde a inauguração do polo. Inscrito por iniciativa da mãe, ele contou que, no início, não se identificava com o esporte, mas agora pretende conquistar a tão almejada faixa preta.
“Quando comecei a treinar, eu não gostava, achava meio chato. Depois de um tempo, percebi que era o esporte que eu realmente queria fazer. Inclusive, até competi recentemente. O caratê já mudou minha vida em vários quesitos, como o físico, melhorias na saúde e o problema que eu tinha em um joelho. Pretendo alcançar a faixa preta e, talvez, seja professor do esporte, futuramente”, declarou.
Mais modalidades gratuitas
Além das aulas de caratê, o polo Pedra Pintada oferece outras modalidades gratuitas, como balé, capoeira, futebol, jiu-jítsu e zumba. Há vagas também na sede do CCJuv, localizado no prédio da Superintendência de Programas Especiais da ALERR, na avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis.