O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) lançou nesta terça-feira, 16, a 4ª edição do Prêmio Estadual de Gestão Escolar “Profª Maria Odete Calheiros Pena” 2025, durante reunião com gestores escolares no auditório do Ierr (Instituto de Educação de Roraima) no bairro Pricumã, com transmissão ao vivo pelo Canal NTE Roraima no YouTube para o interior e comunidades indígenas.
As inscrições estão abertas e seguem até o dia 17 de outubro exclusivamente pelo e-mail premio.gestao@educacao.rr.gov.br. O regulamento completo pode ser visualizado no Diário Oficial do Estado, publicado no dia 12 de setembro e também no link.
Criado pelo Decreto nº 29.112-E/2020, o prêmio homenageia a educadora amazonense Maria Odete Calheiros Pena e reconhece unidades de ensino da rede estadual que se destacam pela gestão participativa, colaborativa e inovadora.
Nesta edição, a premiação foi ampliada e passa a contemplar três categorias: Urbana, Interior e Indígena, com valores de até R$20 mil, além de troféu e a placa “Escola Referência”. Ao todo, serão distribuídos R$135 mil entre os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria.
O secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad, destacou a evolução do prêmio e o compromisso do Governo do Estado:
“Em 2022 tínhamos uma única categoria. Agora, em 2025, ampliamos para três categorias distintas, valorizando as diferentes realidades das nossas escolas urbanas, rurais e indígenas. Também aumentamos os valores das premiações, demonstrando o reconhecimento ao trabalho dos gestores. O troféu e a placa ‘Escola Referência’ simbolizam boas práticas que inspiram toda a rede. Convidamos cada gestor a participar ativamente e compartilhar experiências para fortalecer a educação em todo o estado”, ressaltou.
A secretária adjunta de Gestão da Educação Básica, Raimunda Rodrigues, ressaltou a importância do processo avaliativo:
“Com esse prêmio de gestão escolar, podemos focar especificamente no papel fundamental do gestor em conduzir a escola ao seu objetivo principal: garantir a aprendizagem dos alunos. Agora, podemos avaliar não apenas os projetos desenvolvidos, mas também como o gestor implementa ações que impactam diretamente o sucesso educacional”, afirmou.
Já a coordenadora estadual do prêmio, Maria Nilda Lima, destacou o reconhecimento que motiva e fortalece o trabalho coletivo nas escolas da rede pública de ensino:
“O Prêmio Gestão visa reconhecer e homenagear escolas públicas estaduais que se destacam pela gestão eficiente, participativa e colaborativa. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento administrativo e pedagógico, fortalecendo a relação escola-comunidade e melhorando o ensino e a aprendizagem. Ao promover essa interação, o prêmio busca aproximar a comunidade da escola, incentivando a participação conjunta na melhoria da educação dos alunos”, finalizou.
A patrona do prêmio
Maria Odete Calheiros Pena, nascida em Itacoatiara (AM), mudou-se para Boa Vista nos anos 1980, iniciando sua trajetória docente em 1984. Pedagoga com licenciatura em Ciências Biológicas, especializações, mestrado e doutorado, teve papel decisivo na formação de professores em Roraima.
Contribuiu para a instalação da Universidade Estadual de Roraima, integrou o Conselho Universitário, dirigiu o Instituto Superior de Educação de Roraima, além de atuar como conselheira estadual de educação e assessora da Universidade Aberta do Brasil. Faleceu em 2013, sendo lembrada como referência em liderança educacional e excelência docente.
SECOM RORAIMA