Juntos há 11 anos, casal de migrantes se inscreve em casamento coletivo promovido pela DPE-RR e parceiros

Compartilhe:

As inscrições seguem até 31 de julho nos cartórios do 1º e 2º Ofício de Boa Vista, com vagas para 120 casais

Leandro Castro e Raquel Rodriguez estão juntos há onze anos e encontraram no Brasil um lugar para escrever um novo capítulo da história deles. De nacionalidade venezuelana, o casal compareceao Cartório do 1º Ofício Loureiro para fazer a inscrição no casamento coletivo “Enfim, Casados”, promovido pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR).

“A Defensoria Pública poder promover, ou melhor, facilitar a documentação pra gente se casar agora é uma maravilha, de verdade. Eu parabenizo a Defensoria pelo trabalho de tirar essa burocracia. Não que esteja errado, mas é que, vindo da Venezuela, tudo é muito difícil, tudo tem um custo muito alto pra conseguir a documentação”, contou Leandro.

As inscrições para o casamento coletivo “Enfim Casados!” edição “Sem Fronteiras” estão abertas até o dia 31 de julho. Os casais interessados devem comparecer ao Cartório 1º Ofício Loureiro, localizado na Avenida Ville Roy, 5636, bairro Centro, ou ao Cartório 2º Ofício Dra. Nathalia Gabrielle Lago da Silva, na Avenida Princesa Isabel, 415, bairro Liberdade, no horário das 8h às 14h.

A iniciativa oferece, de forma gratuita, a regularização matrimonial de até 120 casais, com atenção especial a migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade social que desejam realizar o sonho do casamento ou formalizar sua união familiar no Brasil.

O edital, com todas as informações, critérios e documentos necessários, está disponível no site defensoria.rr.def.br, nos idiomas português, espanhol, francês e inglês. A cerimônia civil está prevista para o dia 19 de setembro de 2025, em Boa Vista, e será realizada em parceria com a Vara Itinerante e Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Operação Acolhida, Serviço Pastoral dos Migrantes da Diocese de Roraima e os Cartórios do 1º e 2º Ofício de Boa Vista.

Joziel Loureiro, tabelião do Cartório 1º Ofício Loureiro, destacou a importância da ação para a população imigrante, que muitas vezes não tem condições de custear a cerimônia.

Essa iniciativa da Defensoria permite que pessoas regularizem suas famílias e realizem o sonho do casamento, muitas vezes guardado no coração. É uma forma de mostrar que elas são vistas, valorizadas e acolhidas. Mesmo diante das dificuldades, ainda há esperança de uma vida melhor”, afirmou.

Para mais informações sobre critérios e documentação necessária, os interessados podem entrar em contato com a Defensoria Pública de Roraima por meio do telefone (95) 98419-7688 (somente WhatsApp).

FOTOS: ASCOM/DPE-RR