Ainda dá tempo de participar do Prêmio Milton Nascimento, iniciativa do Governo de Roraima, por meio da Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento), que reconhece e valoriza produções científicas voltadas aos desafios do desenvolvimento regional. O prazo de inscrição termina no dia 12 de agosto de 2025, e o edital completo está disponível no site da Seplan.
Criado para homenagear o legado do economista e servidor público Milton Antônio do Nascimento, o prêmio celebra sua contribuição técnica à construção de políticas públicas, por meio da produção e análise de dados estratégicos, além de seu compromisso com o fortalecimento institucional do planejamento em Roraima.
“Milton acreditava na força dos dados e da ciência para transformar a gestão pública. Esse prêmio é mais do que uma homenagem: é um convite para que pesquisadores se dediquem sobre os temas que mais impactam o nosso desenvolvimento e nos ajudem a encontrar soluções reais”, afirmou o secretário da Seplan, Rafael Fraia.
A primeira edição do prêmio vai reconhecer os dois melhores artigos científicos em três eixos temáticos fundamentais:
- Migração Venezuelana e Transformações Socioeconômicas;
- Avanços e Contribuições da Agropecuária para Roraima;
- Infraestrutura Logística e Desenvolvimento Regional.
Os vencedores receberão R$ 8 mil (1º lugar) e R$ 2 mil (2º lugar) em cada eixo temático. Além disso, os 12 melhores artigos farão parte de um caderno técnico com ISBN, dando visibilidade acadêmica e institucional às produções selecionadas.
Segundo a coordenadora da CGEES (Coordenação Geral de Estudos Econômicos e Sociais) da Seplan, Jádila Andressa, a proposta é estimular a construção de conhecimento científico que esteja alinhado com os desafios e as oportunidades da realidade amazônica.
“Acreditamos na ciência como ferramenta de mudança. Queremos que pesquisadores se conectem com os dados que produzimos, proponham soluções viáveis e fortaleçam o planejamento regional com base em evidências. O Prêmio Milton Nascimento é uma ponte entre a técnica, a pesquisa e o impacto social”, reforçou Jádila.
Como participar?
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 12 de agosto, pelo site do prêmio. Para se inscrever, é necessário:
- Ter 18 anos ou mais;
- Submeter artigos inéditos, entre 15 e 25 páginas, conforme as normas da ABNT;
- Enviar duas versões do artigo (uma com identificação dos autores e outra anônima);
- A autoria pode ser individual ou em grupo (com até quatro pessoas).
SECOM RORAIMA
FOTOGRAFIA: Ascom/Seplan