O Governo de Roraima realizou nesta sexta-feira, 22, a entrega de equipamentos e veículos para agricultores familiares e pescadores, em um investimento total de R$ 5.779.244,85, provenientes de emenda do senador Chico Rodrigues e do Governo do Estado. Ao todo, foram repassados 287 barcos com motor de popa, três caminhões e um trator, reforçando o trabalho e a renda dessas categorias no Estado.
A solenidade aconteceu na praça do Centro Cívico, em Boa Vista, e reuniu autoridades públicas, associações de pescadores, produtores rurais e servidores estaduais. Os caminhões e o trator atenderão demandas da agricultura familiar nos municípios de Normandia, Mucajaí e Alto Alegre, enquanto as embarcações beneficiarão pescadores de diversas regiões de Roraima.
De acordo com o governador Antonio Denarium, mais de 400 barcos foram entregues pelo Governo, demonstrando a valorização e o reconhecimento dos pequenos produtores que tanto contribuem para o desenvolvimento de Roraima. “Essa é mais uma entrega importante que o Governo de Roraima faz para essas pessoas que tanto contribuem para o nosso Estado”, afirmou o governador.
O senador Chico Rodrigues enfatizou a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo. “Essa é uma ação muito importante e que vai abranger a categoria pesqueira em todo o Estado, fortalecendo os trabalhadores com novos equipamentos”, salientou.
Os beneficiados pelos barcos são membros da Federação das Colônias de Pescadores e Piscicultores do Estado de Roraima e da Federação dos Pescadores Artesanais do Estado de Roraima.
Conforme o secretário titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Márcio Grangeiro, a pesca em Roraima ocorre em três períodos ao longo do ano, e as embarcações entregues pelo Governo são fundamentais para o trabalho. “É a valorização da atividade pesqueira de Roraima, dando mais autonomia e segurança aos pescadores durante suas atividades”, reforçou o secretário.
A entrega do material também mobilizou o Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) e a Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas). Desde 2021, o Governo tem trabalhado para renovar a frota pesqueira, totalizando mais de 400 embarcações entregues até o momento.
Por meio do cadastro feito pelo Iater, o trator será enviado à comunidade do Caraparu, em Uiramutã, e os caminhões baú atenderão os municípios de Normandia, Mucajaí e Alto Alegre.
A ação governamental garantirá ainda orientação técnica e logística, distribuição, uso adequado e acompanhamento dos equipamentos. Para a presidente da Federação das Colônias de Pescadores do Estado de Roraima, Moniza Emília, que tem 15 anos no ramo da pesca, o setor pesqueiro está sendo respeitado e valorizado.
“São pessoas que necessitam desse meio de transporte e agora terão mais autonomia e segurança. Então nós só temos a agradecer ao Governo por essa ação”, destacou.
Para o secretário da Federação das Colônias dos Pescadores e Piscicultores de Roraima, Claudivam Matos, essa é uma ação muito importante que atenderá diversos municípios e fortalecerá o pescador roraimense.
“Nós vamos ter mais estrutura e, com isso, a logística vai melhorar, pois o pescador terá agora um grande fortalecimento do trabalho”, acrescentou.
SECOM RORAIMA
FOTOGRAFIA: Fernando Oliveira