O Governo de Roraima recebeu, nesta segunda-feira, 17, uma comitiva ministerial da Guiana, composta pelo ministro Robert Persaud, chefe da delegação e secretário de Relações Exteriores. A visita contou com a presença de representantes de quatro ministérios da Guiana e 46 empresários, que vieram conhecer os produtos de Roraima. O objetivo principal foi discutir o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países.
O governador Antonio Denarium destacou a importância de estreitar os laços internacionais. “Nos últimos anos, Roraima foi o estado brasileiro com o maior crescimento nas exportações, e hoje recebemos a comitiva da Guiana para dialogar sobre a ampliação da relação comercial entre os polos produtores do Brasil, por meio de Roraima e da Guiana. Agradeço a comitiva de ministros e empresários. O estado de Roraima é parceiro e queremos ampliar a integração entre os dois países”, afirmou.
A reunião contou com a participação dos representantes das secretarias de Governo que compõem o eixo de desenvolvimento do estado. Foi uma oportunidade para discutir ações que possam fortalecer ainda mais o fluxo comercial entre Roraima e a Guiana.
O secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Grangeiro, destacou avanços importantes para a infraestrutura da região. “Recebemos a excelente notícia de que a Guiana deve concluir até novembro o asfaltamento da estrada de Linden até Mabura Hill. Posteriormente, o trecho completo da estrada que liga Georgetown a Lethem também será asfaltado. Outra boa notícia é a possibilidade de transferência de tecnologia da Guiana para Roraima, o que permitirá a expansão da internet em nosso estado”, complementou.
Oportunidades de negócios para empresários de ambos os países
Durante a visita, os empresários guianenses se reuniram com a equipe de governo para discutir novas oportunidades de negócios entre os dois mercados. A reunião teve como objetivo apresentar os produtos produzidos em Roraima que podem ser exportados para a Guiana, além de explorar os produtos da Guiana que possam interessar aos empresários locais.
Eles também demonstraram interesse em ampliar as importações de produtos de construção civil, grãos especialmente soja, além de frutas e bebidas. Também foram discutidas áreas como turismo e comercialização de combustíveis.
“O objetivo é mostrar que Roraima está pronto para receber novos investidores e todos aqueles que têm interesse em comprar o que é produzido no estado. Foi muito bom ouvi-los e entender suas demandas, pois Roraima tem uma produção significativa de grãos, frutas e peixe, que podem ser exportados”, destacou Aluizio Nascimento, secretário de Atração de Investimentos de Roraima.
Pecuaristas também veem novas possibilidades de negócios
A visita também foi positiva para os pecuaristas do estado. Ronaldo Braga, produtor de gado, afirmou que a reunião foi muito produtiva. “Já exportamos carne para a Guiana e temos interesse em ampliar esse negócio. Queremos vender carne, arroz, milho, soja e laranja”, disse.
José Lopes, também pecuarista, destacou o trabalho contínuo para garantir a equação da balança comercial. “O governador já se dispôs a continuar trabalhando para garantir os investimentos necessários para o estado. Esperamos que, a partir desta reunião, possamos alinhar ainda mais o contato e a relação comercial”, afirmou.