Desde a semana passada, o Governo de Roraima realiza a ação Seed Itinerante no município de Rorainópolis. A iniciativa leva orientações pedagógicas, suporte técnico, materiais de infraestrutura e tecnologia, além de apoio administrativo às escolas localizadas às margens do Rio Branco.
A equipe multisetorial reúne representantes do DGE (Departamento de Gestão Escolar), Departamento de Educação Básica, Divisão de Fortalecimento do Currículo e Psicossocial, Auditoria, Informática, Ensino Fundamental e Médio e Divisão de Estruturação Física da a Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
O ponto de partida foi Boa Vista, com destino ao porto de Caracaraí, de onde a equipe embarcou em um barco equipado rumo à comunidade Santa Maria do Boiaçu, sede da Escola Estadual José Bonifácio. A viagem durou mais de um dia e meio até o local, onde os profissionais encontraram professores comprometidos com a comunidade e dedicados à missão de ensinar.
Segundo o assessor do DGE e coordenador da missão, José Alexandre de Oliveira, a iniciativa vai além da entrega de materiais.
“Além do apoio pedagógico e administrativo, a missão também inclui a escuta das necessidades das comunidades ribeirinhas. Estamos trazendo a informação de que os professores selecionados para as localidades que estavam sem educadores vão assinar contrato no início de setembro, uma excelente notícia para os alunos e para toda a comunidade”, destacou.
AÇÕES REALIZADAS
Durante a visita, foram promovidas atividades de orientação sobre recursos humanos, escrituração escolar, diplomas, carga horária e declarações. Também houve instalação de computadores, conexão à internet via Starlink, entrega de materiais de limpeza, papel, toner, mesas, cadeiras e TV. Além disso, foram feitos reparos na casa de apoio aos professores, poda do gramado e manutenção de instalações externas.
As ações ainda contemplaram momentos de acolhimento e troca de experiências com os educadores locais.
Para o gestor da Escola Estadual José Bonifácio, Glauber Kaian, a presença da Seed representa um marco importante. “É uma visita muito significativa e esperamos que seja a primeira de muitas outras. O Baixo Rio Branco está aberto e acolhedor. Estamos comprometidos em trabalhar juntos para oferecer uma educação de qualidade para todos”, afirmou.
A professora Amanda Bezerra, de história e geografia, também avaliou positivamente a experiência. “Foi minha primeira vivência em comunidades ribeirinhas e foi incrível. Meu objetivo é ver meus alunos continuando os estudos e chegando à universidade. Essa oportunidade trouxe muito aprendizado e novas experiências para a minha prática como educadora”, relatou.
Expedição segue até dia 27 de agosto
A expedição segue até quarta-feira, 27 de agosto, visitando outras salas descentralizadas e fortalecendo o vínculo com as comunidades ribeirinhas.
Além da comunidade Santa Maria do Boiaçu, a equipe visitou a Vila Sacaí e demais localidades com salas anexas, como Terra Preta, Canauini, Itaquera, Remanso, Cachoeirinha e Caicubi. Nessas comunidades, escolas, casas e igrejas sobre palafitas revelam a força e a beleza da vida ribeirinha.
SECOM RORAIMA
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed