Governo de Roraima entrega barcos, casas de farinha e chocadeiras para comunidades indígenas da capital e interior

Compartilhe:

O Governo de Roraima realizou nesta terça-feira, 5, mais uma ação de fortalecimento da autonomia produtiva, logística e alimentar das comunidades indígena, com a entrega de 25 embarcações com motores e remos, 15 kits completos de casas de farinha e nove chocadeiras elétricas. O investimento das aquisições é totalmente de recursos do Tesouro Estadual.

A iniciativa do Governo beneficia diretamente 649 famílias e mais de 3.200 pessoas de comunidades indígenas localizadas nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Caroebe, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.

  

“É mais uma entrega do Governo de Roraima. Hoje, com apoio das nossas bancadas parlamentares e com recursos próprios, estamos entregando barcos, motores, casas de farinha, chocadeiras e muito mais. São ações que valorizam a agricultura familiar, principalmente a indígena, com impacto direto na geração de renda e na melhoria da qualidade de vida”, afirmou o governador Antonio Denarium.

A ação integra três projetos do Governo do Estado desenvolvidos pela Sepi (Secretaria Estadual dos Povos Indígenas): o Kanau (embarcações), o Ke’se (casas de farinha) e o Kariu’wána (chocadeiras), todos voltados ao incentivo à produção sustentável nas comunidades.

Para o líder indígena Ricardo Palimitheli, da comunidade Mahelepi, em Alto Alegre, o gesto representa respeito às realidades locais e os equipamentos vão impactar diretamente a vida escolar de crianças que vivem em áreas remotas.

“O Governo está lembrando das nossas crianças. Onde tem escola distante, elas precisam de transporte. Agora estamos recebendo esse barco, e fico muito feliz porque ele vai melhorar o nosso futuro. Nossa comunidade fica a três dias de viagem. É um gesto importante que mostra que o governador entende a nossa realidade”, afirmou Ricardo.

Já a tuxaua Floracy da Silva, da comunidade Milagre, no município de Normandia, ressaltou que as chocadeiras vão ajudar a criar alternativas de renda para os jovens da comunidade.

“Achei maravilhoso. Só essa entrega das chocadeiras já é um benefício enorme. A nossa preocupação é criar oportunidade dentro da comunidade, para que os jovens não precisem migrar para as cidades. Estamos nos organizando para produzir nossos próprios ovos e gerar renda para as famílias. Agradeço muito ao governador. Que Deus continue abençoando sua vida e que ele siga com esse olhar delicado para as pequenas comunidades como tem feito”, declarou.

A secretária Síria Mota, da Sepi, destacou a atuação participativa do Governo junto às comunidades indígenas. “Essa entrega representa um olhar sensível e prático da gestão estadual. O governador Antonio Denarium acredita nos povos indígenas, valoriza o trabalho e fortalece a geração de renda com ações concretas. Hoje estamos chegando em comunidades que nunca haviam sido contempladas antes. Essa presença do Estado é fundamental”, disse.

PROJETOS EM EXECUÇÃO

Além das entregas, a Sepi vem executando uma série de ações integradas com outros órgãos estaduais, como o Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), para fortalecer a produção agrícola nas comunidades.

Já são 154 polos de plantio de mandioca com áreas mecanizadas, 125 polos de produção de aves com distribuição de 25 mil frangos e ração, e 1.800 hectares de grãos cultivados com feijão e milho. Também foi iniciado o plantio de cacau no sul do Estado, e há articulação para a inclusão do café como nova frente produtiva.

Recentemente, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e parceria com cooperativas, o Governo também realizou a entrega de 14 caminhões voltados ao escoamento da produção indígena.

“É um trabalho diário de fortalecimento, com foco na segurança alimentar e no desenvolvimento das comunidades. Estamos investindo em tecnologia, logística e inclusão produtiva”, reforçou Síria.

SECOM RORAIMA

FOTOGRAFIA: Oséias Martins