Governo de Roraima amplia Centro de Atenção à Pessoa Idosa e dobra capacidade de atendimento

Compartilhe:

O Governo de Roraima entrega, neste mês de agosto, a ampliação do Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa), localizado no bairro Caranã, em Boa Vista. A nova estrutura vai dobrar a capacidade de acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade, promovendo mais qualidade de vida, dignidade e inclusão social.

Desde a implantação em 2019, o espaço vinha operando com 36 vagas, número que chegou ao limite da capacidade. Com a ampliação, o local passará a oferecer 20 novos leitos em cinco dormitórios, totalizando 56 vagas, com infraestrutura adequada e ambiente humanizado para os residentes.

A obra é coordenada pela Seinf (Secretaria de Infraestrutura) e recebeu investimento de R$ 1,3 milhão. A estrutura construída tem 410,82 m² e inclui sanitários acessíveis para PCDs (pessoas com deficiência), sala de estudos, quarto para cuidador, refeitório, copa, cozinha, área de serviço, salas de atendimento individual, setor de coordenação e dois depósitos.

“A ampliação representa um grande avanço nas políticas públicas voltadas às pessoas idosas. O novo espaço fortalece o cuidado humanizado, como prevê o Estatuto do Idoso”, destacou a psicóloga da equipe técnica do Centro, Giselle Rocha.

Além do acolhimento permanente, o Centro realiza atendimentos a outros 530 usuários da capital. São ofertadas atividades de lazer, oficinas terapêuticas, rodas de conversa, jogos e ações de estímulo à socialização, com o apoio de profissionais qualificados.

De acordo com a assistente social Natália Nascimento, o espaço renovado garante que os idosos tenham acesso a atendimento multiprofissional e individualizado. “É uma estrutura pensada para oferecer segurança, bem-estar físico, emocional e social”, ressaltou.

MAIS DIGNIDADE

Para a secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares, a ampliação do Ciapi é um marco importante na política de proteção à pessoa idosa em Roraima.

“Sairemos de 36 para 56 vagas de acolhimento de longa permanência, o que significa mais idosos atendidos com dignidade, segurança e qualidade de vida. Essa nova estrutura tem mais de 400 mil metros quadrados e foi pensada para garantir acessibilidade, conforto e cuidado cada vez mais humanizado”, afirmou.

A secretária ressaltou ainda que além dos residentes, a unidade também acompanha outros 532 idosos, gerando 2.650 atendimentos em oficinas, atividades de lazer e atendimentos com equipe multiprofissional.

“É um avanço concreto na inclusão social da pessoa idosa e no fortalecimento da rede de proteção em Roraima”, completou.

SECOM RORAIMA

FOTOGRAFIA: Ascom/Seinf