Governador Antonio Denarium lidera comitiva roraimense na abertura da COP30 em Belém

Foto: Secom-RR

Compartilhe:

Os olhos do mundo se voltam para a COP30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), que teve início nesta segunda-feira, 10, em Belém (PA). Um dos Estados que integram a Amazônia Legal brasileira, Roraima participa do evento com comitiva liderada pelo governador Antonio Denarium.

O destaque do dia foi a participação e momento de fala do chefe do Executivo roraimense na abertura do Hub Amazônia na Blue Zone, espaço voltado para apresentar a unidade regional e o protagonismo da Amazônia na construção de soluções globais para o clima, apresentados por meio dos principais eixos temáticos e resultados apresentados pelos Estados durante a COP30.

Denarium destacou que Roraima participa do evento por conta da produção e desenvolvimento com sustentabilidade, promovidos pela atual gestão. Ele explicou ainda que neste primeiro dia, a comitiva teve a oportunidade de debater a transição energética, um dos principais temas da edição.

“Em Roraima, estamos evoluindo nos últimos anos na produção de energia de fontes alternativas, como energia solar, de biomassa e de gás natural. E agora, conectados ao Sistema Interligado Nacional, por meio do Linhão de Tucuruí, Roraima alcança a segurança energética com sustentabilidade. Estamos no caminho certo e é essa experiência que estamos compartilhando com o mundo”, declarou o governador.

Além do governador de Roraima, participaram os governadores do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins, Estados que integram a Amazônia Legal brasileira. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, também integrou o encontro.

Comitiva de Roraima

Além do chefe do Executivo Estadual, integram a equipe representantes de órgãos estaduais que fazem parte do eixo de desenvolvimento governamental e vão participar de vários paineis temáticos entre os dias 10 e 21 de novembro.

Entre eles, estão o secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Grangeiro; o presidente da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Wagner Severo; o presidente do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Marcelo Pereira; o presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Ionilson Sampaio; e a consultora técnica da Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas), Francinete Raposo.

O presidente da Femarh, Wagner Severo, enumerou algumas ações que vão ser discutidas na conferência, como a ZEE (Zoneamento Ecológico-Econômico), o Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas de Roraima (2025-2028), o trabalho desenvolvido junto às comunidades ribeirinhas da região do Baixo Rio Branco, entre outras.

“Portanto Roraima, aqui na COP30 em Belém (PA), é um exemplo de desenvolvimento sustentável e o nosso governador Antonio Denarium está participando das discussões, mostrando exatamente toda essa política que permitiu o estado continuar crescendo e conservando os recursos naturais”, reiterou.

O secretário Márcio Grangeiro reforçou que a participação em vários painéis demonstra que Roraima é um grande ativo climático capaz de apresentar soluções integradas para a conservação e o desenvolvimento produtivo da Amazônia brasileira.

“Roraima irá participar apresentando seu trabalho voltado para a governança territorial, que favorece a produção sustentável de alimentos, garantindo a segurança alimentar, geração de desenvolvimento, emprego e renda no campo e nas cidades”, explicou.

COP30 em Belém

A COP30 é a primeira conferência climática realizada na Amazônia e ocorre pela primeira vez no Brasil e na Amazônia brasileira. Organizada pela UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), o evento traz à mesa discussões e propostas, à níveis mundiais, para o combate às mudanças climáticas, sendo o maior evento voltado à temática.

Participam líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil de todo o mundo. O evento ocorre de 10 e 21 de novembro em Belém.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Ayan Ariel