Faperr apoia maior evento de inovação e sustentabilidade da região Norte

Compartilhe:

A contagem regressiva começou para um dos maiores eventos de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico da região Norte do Brasil. O Amazontech 2025 será realizado de 4 a 6 de setembro, na UFRR (Universidade Federal de Roraima), em Boa Vista, reunindo empresas, pesquisadores, lideranças comunitárias, empreendedores e autoridades do Brasil e do exterior.

O lançamento oficial do evento para a imprensa aconteceu na última sexta-feira, 1º, na sede administrativa do Sebrae Roraima, com a presença de representantes da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima), UFRR e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), além de representantes da imprensa local.

“A transformação começa no conhecimento do que está sendo feito e do que está sendo proposto. É muito importante essa comunicação com os órgãos de imprensa para que eles levem para a sociedade o que nós chamamos de publicidade, fazer com que as boas práticas já existentes sejam de conhecimento não só daquele público interno, mas de toda a sociedade em geral”, destacou Pedro Cerino, presidente da Faperr.

Com uma estrutura de 20 mil metros quadrados, o Amazontech será um espaço único para fomentar conexões estratégicas, impulsionar negócios sustentáveis e gerar soluções que impactem positivamente o futuro da Amazônia. A expectativa é de reunir mais de 15 mil pessoas ao longo dos três dias de programação intensa.

Criado em Roraima, o evento já percorreu sete estados da Amazônia Legal e, em 2025, retorna a Boa Vista como palco de debates, experiências e articulações fundamentais para o desenvolvimento regional.

“Primeiramente, me sinto muito honrado por ter participado do primeiro Amazontech aqui no Estado de Roraima. E é através da ciência, inovação, tecnologia e empreendedorismo que nós vamos fomentar o desenvolvimento e a sustentabilidade nos negócios no estado de Roraima”, reforçou Cerino.

As discussões desta edição giram em torno de três pilares centrais: ciência e tecnologia como estratégia de desenvolvimento; empreendedorismo sustentável e inclusão econômica; e inclusão social, valorização cultural e popularização da ciência.

A programação será diversa e dinâmica. Um dos destaques será o Hackathon, uma maratona tecnológica multidisciplinar com foco em soluções reais para os desafios da Amazônia. Também haverá podcasts ao vivo com especialistas e personalidades debatendo temas urgentes, além de espaços de experiência como a Área de Exposição, auditórios e salas temáticas, Arena de Negócios, Espaço Amazônia Sustentável e oficinas tecnológicas.

Dois grandes nomes já estão confirmados como palestrantes principais: Monique Evelle, investidora-anjo, empreendedora social e referência em negócios de impacto e diversidade, conhecida nacionalmente pelo programa Shark Tank Brasil; e Martha Gabriel, autora best-seller, futurista e uma das principais vozes em inovação e transformação digital no Brasil e no mundo.

A edição de 2025 também contará com delegações internacionais da Guiana, Equador e Barbados, além da presença de representantes do Sebrae da Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins) e do Sebrae Nacional.

 

SECOM RORAIMA

FOTOGRAFIA: Ascom/Faperr