A exposição “Luzes e Sombras da Amazônia Brasileira” ficará exposta no Teatro Municipal de Boa Vista no período de 8 a 11 deste mês, das 8h às 22h. A mostra, que tem parceria da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), é composta por 30 obras que retratam as belezas, cores e formas da Amazônia.
Em sua terceira edição, a exposição traz imagens de 90 x 120 centímetros. As fotografias, capturadas pelo artista Pablo Sérgio, impressionam pela delicadeza e o olhar diferenciado sobre as terras, a fauna e a flora de Roraima. Iniciada em 2024 na Assembleia Legislativa de Roraima, a exposição já percorreu vários pontos de Boa Vista, entre eles o Amazontech, em setembro, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da UFRR (Universidade Federal de Roraima).
“A exposição “Luzes e Sombras da Amazônia” tem como sua proposta original resgatar um pouco as imagens da nossa região, do nosso estado, dentro de um contexto de Amazônia brasileira, ao mesmo tempo com as peculiaridades do nosso regionalismo. A proposta da exposição é que nós reflitamos e valorizemos as nossas peculiaridades regionais”, comentou Sérgio.
Outra proposta é fomentar a valorização e a preservação da natureza. “Todas as minhas fotografias artísticas provocam uma reflexão, uma introspecção que leve a uma serenidade e a uma paz interior de quem observa cada quadro, cada imagem”, complementou o fotógrafo.
Pablo Sérgio agradeceu o apoio e fortalecimento da cultura local garantidos pelo Poder Legislativo. “Esse olhar da Assembleia Legislativa na valorização da produção artística cultural de nosso estado é muito importante, porque não é fácil ser artista aqui em Roraima, mas com esses apoios que a gente recebe, a gente fica mais motivado a seguir em frente e a dar publicidade ao nosso trabalho de produção artística”, disse.
Texto: Yasmin Guedes Esbell
SupCom ALERR