Durante a sessão legislativa desta terça-feira (16), no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, parlamentares aprovaram uma série de requerimentos. Um deles é a realização do Fórum de Segurança da Navegação da Amazônia Ocidental, sob o Comando do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil. O evento deve ocorrer no dia 30 de outubro e terá como tema “Navegabilidade do Rio Branco – Desafios e Oportunidades”.
O Requerimento nº 131/2025, é de autoria do presidente da Casa, Soldado Sampaio (Republicanos), que solicitou a realização do Fórum de Segurança da Navegação da Amazônia Ocidental em Roraima. “O fórum contará com a participação de políticos, empresários da navegação, academia, capitania dos Portos, entre outros atores, objetivando debater a segurança da navegação, inclusive a segurança patrimonial. Portanto, uma excelente oportunidade para o Estado de Roraima sediar esse importante evento, especialmente em virtude dos diversos aspectos envolvendo a navegação no nosso Rio Branco”, menciona Sampaio no requerimento.
Já o Requerimento nº 140/2025, protocolado pela deputada Angela Águida Portella (Progressistas), pede uma Sessão Especial no dia 18 de setembro, para homenagear, reconhecer e valorizar o trabalho dos jornalistas que atuam no estado. Segundo ela, “são profissionais que, com dedicação, ética e coragem, contribuem diariamente para o fortalecimento da democracia, o direito à informação e a liberdade de imprensa”.
O Requerimento nº 142/2025, que tem como autor o deputado Renato Silva (Podemos), requer a entrega de comendas durante a sessão legislativa do dia 23 de outubro. “O presente requerimento tem por finalidade assegurar a devida organização do ato solene, garantindo que a entrega das honrarias ocorra de forma compatível com o protocolo desta Casa, com a presença dos homenageados, autoridades e demais convidados, observando-se o cerimonial oficial”, escreveu no documento.
A deputada Catarina Guerra (União) pediu, por meio do Requerimento nº 143/2025, a realização de uma sessão especial no dia 22 de setembro, para o curso de abordagem técnica sobre o suicídio. A sessão deve contar com a presença de especialistas e profissionais da área de saúde e da segurança pública.
“Na oportunidade, também será realizada a entrega da Comenda Orgulho de Roraima aos abordadores do estado que já concluíram o curso específico e vêm colocando em prática seus conhecimentos, salvando vidas em nossa sociedade. A referida sessão terá como objetivo não apenas promover a reflexão e o aprofundamento técnico acerca do tema da prevenção do suicídio, mas também reconhecer o trabalho essencial desses profissionais que, com coragem, preparo e dedicação, atuam diretamente na preservação da vida”, justifica Catarina no requerimento.
Também foi aprovado o Requerimento nº 144/2025, de autoria da deputada Aurelina Medeiros (Progressistas), que pediu adiamento do curso de Gestão Pública Municipal para os secretários municipais do estado, agendado para ocorrer no plenário Valério Caldas de Magalhães no dia 17 de setembro. Uma nova data será marcada e informada aos participantes.
Foi aprovado ainda o Requerimento nº 145/2025, também do deputado Renato Silva, que solicitou uma sessão especial itinerante para o dia 20 de novembro, no Estádio Municipal Santão, localizado no município de Alto Alegre. Na referida sessão, será entregue a Comenda “Orgulho de Roraima” a cidadãos e pioneiros que, por sua dedicação e esforço, contribuíram de forma significativa para o fortalecimento e desenvolvimento do esporte naquela cidade.
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube. Lá, ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.
Texto: Josué Ferreira
SupCom ALERR – 16.09.2025