Eita Junino é campeã do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas

Compartilhe:

As quadrilhas concorreram em nove quesitos que foram avaliados durante as suas apresentações nos cinco dias do concurso. Cada uma tinha um tempo mínimo de apresentação de 20 e de no máximo 35 minutos, para todos os grupos.

Os critérios de julgamento foram definidos pelos grupos, em concordância com a Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), da seguinte forma: animação, animador, coreografia, casal de noivos, entrada, figurino, criatividade, desenvolvimento de tema e repertório.

No início da apuração, os presidentes das associações que representam os grupos concorrentes, a Federação Roraimense de Quadrilhas Juninas e a Associação Cangaceiros do Thianguá fizeram a escolha dos itens que seriam usados para o critério de desempate do concurso.

No Grupo Especial aconteceu o que já era esperado: a Eita Junino empatou com a Garranxê, tendo as duas tirado nota 10 em todos os quesitos, empatando também nos critérios de desempate.

A disputa só foi decidida com a verificação das notas descartadas que consolidaram a hegemonia da Eita Junino nos arraiais de Roraima, carimbando o primeiro lugar do São João no Parque Anauá. Em segundo lugar ficou a quadrilha Garranxê, e em terceiro Amor Caipira. Com o resultado, descem para o Grupo de Acesso as juninas Escola Forrozão e Xamego na Roça.

Larissa Thuany, diretora da Eita Junino, falou da emoção da vitória da agremiação que acumula a tríplice coroa, por conquistar o título municipal do Boa Vista Junina, o Concurso Nacional de Quadrilhas, realizado em Canaã dos Carajás (PA) no início de julho, e agora o Estadual de Quadrilhas Juninas. “É todo o trabalho de vários anos de um grupo que é premiado agora”, frisou.                                                             

Resultados dos grupos Emergente e de Acesso

No Grupo Emergente não foram apontadas penalidades dentre as previstas no regulamento. No grupo de Acesso, as quadrilhas Sinhá Benta, Macedão e Luar do Sertão foram punidas com 0,2 pontos negativos por apresentarem um número de casais abaixo do exigido no regulamento, e no Especial, a Coração de Estudante também foi penalizada pelo mesmo critério.

A disputa no Grupo Emergente foi acirrada entre as quadrilhas, com a Coração Alegre se sagrando campeã e ganhando direito de subir ao Grupo de Acesso juntamente com a Coração do Sertão, que ficou em segundo lugar; a junina Beija Flor ficou em terceiro lugar. A quadrilha São Vicente ficou na quarta colocação.

No grupo de Acesso, a tradicional Coração Caipira mostrou para que veio e se sagrou campeã com 89,7 e, ano que vem, retorna ao Especial; em segundo lugar ficou a Namoro Caipira com 89,2 pontos, que também sobe para o Grupo de Acesso, e em terceiro lugar a Evolução Junina. Descem para o Grupo Emergente no Concurso de Quadrilhas de 2026 Arrasta Pé e Guerreiros de Jorge.

O presidente e animador da Coração Caipira, Sheull Chaves, se disse satisfeito com o resultado do concurso, fruto da união de todos os brincantes, diretoria e coordenadores. “Nós mostramos que nosso lugar é no Especial, pois sabemos da qualidade do trabalho que desenvolvemos”, afirmou.

A Coração Caipira trouxe à tona a fé dos ribeirinhos da Amazônia com o tema “Caboclo Romeiro de São Pedro (Pescador)”. Sua apresentação mostrou o dia a dia dos pescadores e ribeirinhos da Amazônia, com as tarefas domésticas, a caça e a pesca, o preparo da farinha e a coleta do açaí, alimento que não pode faltar na mesa do caboclo.

O grupo emocionou o público ao lançar um clamor contra a devastação da Amazônia, que afeta a sobrevivência dos povos da floresta ao som de Lamento de Raça, do Boi Bumbá Garantido.

A partir das 19h30, será realizada, na Arena Junina do São João no Parque Anauá, a premiação e apresentação das campeãs do Concurso de Quadrilhas, com a presença do governador Antônio Denarium.

 

O EVENTO

Realizado desde 1991, o São João no Parque Anauá está consolidado como o maior São João do Norte do Brasil. Para o ano de 2025, o Governo de Roraima realizou o evento pela primeira vez com recursos repassados pelo Ministério do Turismo, alocados em emenda do deputado federal Zé Haroldo Cathedral.

A edição deste ano se consolida como a maior da história, com mais de 60 atrações locais dos mais variados estilos, além de nove atrações nacionais convidadas. Nos seis dias de arraial, se apresentaram Israel & Rodolffo (dia 22), George Henrique & Rodrigo, Manim Vaqueiro e Zé Vaqueiro (dia 23), Thullio Milionário (dia 24), Companhia do Calypso (dia 26), Jonas Esticado, Guilherme & Benuto e Jeferson Moraes (dia 27).

O Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas contou com a apresentação de 28 agremiações nos grupos Especial, Acesso e Emergente, que receberam um total de R$ 1,5 milhão do Governo de Roraima para encantar o público com suas apresentações. Em 2025, serão pagos R$ 159 mil em prêmios aos vencedores dos Concursos de Quadrilhas e Majestades Juninas, um crescimento de 59% em relação a 2024.

A festa segue até este domingo, 27, com previsão de público superior a 75 mil pessoas por noite. A programação está sendo transmitida também pelas páginas do Governo de Roraima no YouTube e no Facebook.

SECOM RORAIMA

FOTOGRAFIA: Secom-RR