Egresso da Escolegis encontra no empreendedorismo uma nova razão para recomeçar

Compartilhe:

Com apoio da Escola do Legislativo, Diógenes superou a depressão, se profissionalizou na panificação e hoje empreende com confiança e qualidade.

A história de Diógenes Tadic é mais do que um exemplo de superação. É a prova de que, com incentivo e oportunidade, vidas se transformam de dentro para fora. Ele é egresso da Escolegis, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Roraima, e encontrou nos cursos de capacitação não apenas conhecimento técnico, mas também acolhimento e motivação para empreender, superar a depressão e reencontrar seu propósito.

Tudo começou com incentivo da esposa. Mesmo enfrentando um quadro de depressão e o medo do convívio social, Diógenes se inscreveu no curso de pão caseiro. “Foi meu primeiro contato com a sociedade depois de muito tempo. Entrar numa sala com pessoas desconhecidas era assustador, mas fui muito bem acolhido”, lembrou, saudoso. O curso, ministrado pela professora de gastronomia Rita Werner, se tornou um ponto de virada.                                           

Desde então, Tadic fez cinco cursos na Escolegis, quatro deles com a professora Rita. Com orientação técnica, dicas práticas e incentivo constante, ele aprimorou a receita caseira de pão que já fazia em casa e começou a empreender. “A gente fazia tudo no ‘olhômetro’, mas eu precisava entender como padronizar, calcular os custos e valorizar o meu trabalho. A Escolegis me deu essa base”, conta o ex-aluno. Ele aprendeu a montar a ficha técnica dos pães, organizar os recheios, padronizar tamanhos e garantir a qualidade dos produtos.

Para ele, a Escolegis abriu as portas para o mercado de trabalho e para enxergar a vida por outros ângulos. “Abriu minha mente sobre o que é empreender, sobre qualidade, dedicação e rentabilidade. Quero fazer outros cursos. É um crescimento constante.”, garantiu Tadic. Sua história representa tantas outras que se iniciam nas salas de aula da Escolegis e seguem ganhando forma fora delas.

A professora Rita Werner reforça o papel da instituição nesse processo: “Como instrutores, nossa responsabilidade é transmitir todo o conhecimento técnico, respeitando as normas de segurança e qualidade. Quando o aluno entende o processo, evita desperdício e trabalha com mais controle e consciência. Ele pode empreender ou atuar no mercado de forma mais profissional”. Rita destaca ainda que a formação abrange desde panificação e confeitaria até cozinha quente e fria.

A Escolegis foi criada em 2003 com o objetivo inicial de capacitar os servidores da Assembleia Legislativa de Roraima. A partir de 2017, suas atividades foram ampliadas para atender gratuitamente toda a comunidade, com cursos preparatórios para vestibulares, concursos e formação profissional. Hoje, a instituição é um pilar do trabalho social da ALERR, oferecendo oportunidades reais de transformação pessoal e econômica, como vivenciou Diógenes.

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR