DIA DO AGRICULTOR Investimentos da prefeitura no campo geram emprego e renda para famílias da zona rural de Boa Vista

Compartilhe:

São mais de R$ 60 milhões investidos no setor pela atual gestão, por meio de assistência técnica especializada, fornecimento de máquinas agrícolas, dentre outros benefícios

 

Responsável direto pela produção de alimentos que abastecem as mesas das famílias, o agricultor rural desempenha papel fundamental na segurança alimentar e economia do país. Diante disso, a Prefeitura de Boa Vista faz constantes investimentos nos trabalhadores do campo, como assistência técnica especializada, fornecimento de máquinas agrícolas, dentre outros benefícios.

Com políticas públicas voltadas para fortalecer a produção agrícola, a atual gestão investiu mais de R$ 62 milhões no setor, gerando emprego e renda no município. Segundo o prefeito Arthur Henrique, as ações de apoio à agricultura familiar promovem mais eficiência, produtividade e geração de renda no dia a dia dos trabalhadores do campo.

“A prefeitura tem o compromisso de apoiar agricultores da zona rural e comunidades indígenas de Boa Vista, oferecendo diversas frentes de atuação, como liberação de fertilizantes e sementes, sistemas de irrigação com energia fotovoltaica, pesquisas no CDT [Centro de Difusão Tecnológica], dentre outros incentivos. Trabalhamos para que as famílias possam otimizar recursos e reduzir custos”, disse.     

PMDA em números

O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) atende 1.781 famílias, o que envolve mais de 4 mil hectares de área plantada. No primeiro semestre deste ano, foram cultivados 1.205 hectares de grão. Já no segundo, está prevista a distribuição de outras 1.500 toneladas de calcário. Morador do Murupu, Fernando Rodrigues Siqueira, trabalha na região há 4 anos e é um dos beneficiados por esses investimentos.

“Cultivo acerola, milho, macaxeira, goiaba, mamão, maxixe, cacau, urucum, melancia, pimenta, abóbora, feijão, açaí e graviola. Venho do estado do Paraná e desde que comecei a trabalhar na zona rural de Boa Vista, tenho recebido apoio da prefeitura, pelo PMDA. Esse incentivo tem feito a diferença aqui no sítio, pois trabalho sozinho e não tenho máquinas agrícolas”, contou.

Para otimizar trabalho de agricultores, a prefeitura conta com 144 máquinas e implementos, entre tratores, grades aradoras e niveladoras, calcareadeiras, encanteiradores, plantadeiras, colheitadeiras, caminhões, pás carregadeiras, escavadeiras e patrola.

“O apoio da prefeitura ocorre de inverno a verão. Contamos com escavadeiras que cavam tanques, veículos que ajudam a escoar a produção, insumos para preparação do solo em época de plantio. Eu não conseguiria cultivar todas as minhas produções, sem o PMDA, pois necessita de grandes investimentos que ainda não tenho condições financeiras de fazer”, pontuou Siqueira.                                                               

Dia do Agricultor – Celebrado em 28 de julho, a data foi instituída em 1960, no Brasil, uma homenagem dedicada aos trabalhadores que cultivam a terra e a produção de alimentos que sustenta o país. É voltada para reconhecer o esforço, a resiliência e a importância de famílias do campo, que enfrentam desafios diários com dedicação e esforços contínuos na zona rural.