Ação da Secretaria Especial da Mulher faz parte de programação especial em continuidade às celebrações do Dia das Mães
Um dia de beleza, saúde e autocuidado. Assim está sendo a experiência de dezenas de mulheres durante a programação especial promovida pela Secretaria Especial da Mulher (SEM), em continuidade às celebrações do Dia das Mães. O evento acontece nesta segunda (19) e terça-feira (20), na sede do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida.
A ação tem como objetivo proporcionar acolhimento e cuidado tanto para as assistidas da SEM quanto para as servidoras da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Os serviços gratuitos ofertados reforçam o compromisso da secretaria com a saúde integral da mulher, além de promover momentos de valorização e autoestima.
Giuliangele Saraiva, de 52 anos, assistida pelo centro, escolheu o serviço de maquiagem. “É importante demais porque tem muitas mulheres que sofrem violência e não têm ajuda psicológica. O Chame tem feito isso”, destacou. Já Radime Farias, 60 anos, paciente oncológica, realizou exame de mamografia. “Tem que monitorar uma vez por ano. A gente passa tanto tempo em fila, então quando tem um evento assim é bom participar”.
Além da mamografia e maquiagem, as participantes têm acesso a corte de cabelo, escova, esmaltação e um relaxante spa para os pés. Todos os atendimentos são gratuitos. Profissionais como Maria Leal, Thiago e Elaine Marinho estão entre os responsáveis pelos serviços. As massagens relaxantes ficam por conta da terapeuta Raquel Marinho.
Cabeleireira há mais de cinco anos, Maria Leal atua como voluntária e já participa de ações sociais em sua igreja. “É gratificante, porque realço a beleza delas e ainda contribuo para um momento de alegria”, afirmou. Estudantes universitários também estão presentes aferindo pressão arterial, glicose e saturação das participantes.
“Hoje estamos aqui de forma gentil e carinhosa, trazendo um momento especial com presentes e atendimentos. Buscamos promover a saúde integral da mulher, com foco na prevenção e no autocuidado”, destacou Glauci Gembro, diretora da SEM. A iniciativa também visa ao empoderamento feminino por meio de cuidados com a saúde física e emocional.
A programação inclui ainda palestras voltadas ao bem-estar e conscientização. Às 14h, a consultora de imagem Suyla Eda ministrou a palestra “Seja sua melhor versão”. Em seguida, às 15h30, a doutora Maria Vauliam falou sobre o combate à violência sexual infantil, incentivando o fortalecimento da mulher e a luta contra todas as formas de violência.