Deputados aprovam criar Política Estadual de Incentivo ao Ecoturismo e ao Turismo Sustentável

Proposta prevê programas que incentivem visitas controladas a áreas naturais, com uso sustentável dos recursos naturais, sem desperdício
Foto:  Alexsandro Carvalho / Jader Souza

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou, nesta terça-feira (30), a criação da Política Estadual de Incentivo ao Ecoturismo e ao Turismo Sustentável. A matéria seguirá para sanção governamental.

A proposta é de autoria dos deputados Armando Neto e Lucas Souza, ambos do PL. Pelo texto, podem ser desenvolvidos programas que incentivem visitações controladas a áreas naturais, com uso dos recursos da natureza, sem desperdício.

LEIA PROPOSTA NA ÍNTEGRA

Além disso, a matéria visa o crescimento econômico, com foco na preservação do meio ambiente e na conscientização e capacitação da população para a prática desse tipo de turismo.

Esse projeto vai ao encontro do interesse social e político, pois vai incentivar e aquecer o turismo local. Fazer esse gesto junto ao turismo é também pensar na sustentabilidade, na preservação da biodiversidade, favorecendo a economia local”, destacou o deputado Armando Neto.

A política estadual também contempla a participação da iniciativa privada para que empresas do setor turístico possam desenvolver suas atividades sem degradar o meio ambiente ou recuperar áreas eventualmente degradadas.

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

Texto: Josué Ferreira

SupCom ALERR