DE VOLTA ÀS GRADES Sejuc captura foragido do sistema prisional condenado a mais de 18 anos de prisão

Foto: Oseias Martins

Compartilhe:

O foragido do sistema prisional Thiago Lopes da Silva, mais conhecido como TH, de 23 anos, foi capturado durante uma ação integrada entre a Polícia da Guiana, GCMFron (Guarda Civil Municipal de Fronteira) de Bonfim e a Polícia Penal de Roraima.

A prisão ocorreu nesta segunda-feira, 8, na área de garimpo chamada Marudir, na Guiana, após uma suposta tentativa de homicídio naquela região, de onde o foragido foi conduzido até a cidade guianense de Lethem para ser entregue à GCMFron.

Thiago Lopes fugiu da Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo) no dia 27 de novembro de 2024, após pular o muro da unidade prisional. Ele havia sido preso em flagrante no início de 2021, conforme prevê o artigo 157 do Código Penal Brasileiro, por roubo com uso de arma de fogo.

O chefe da Dicap (Divisão de Segurança e Captura) da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), Osny Siqueira da Costa, disse que o criminoso foi preso com 19 anos de idade.

“Ele teve a prisão convertida em preventiva e depois condenado a 18 anos e 9 meses em regime fechado, por cometer o mesmo crime quatro vezes”, afirmou.

Segundo o chefe da Dicap, o meliante era especialista em roubos de caminhonetes, principalmente da marca Toyota, e durante o crime fazia as famílias de refém.

“Depois de dois anos preso, ele recebeu a progressão do regime para semiaberto, em que podia passar o dia fora e a noite retornaria à penitenciária”, explicou Costa.

O chefe da Dicap lembrou ainda que em novembro de 2023, TH recebeu o benefício livramento condicional, ou seja, permite ao condenado cumprir o restante da pena em liberdade, mas com o cumprimento de certas exigências.

“Esses benefícios foram concedidos devido ao bom comportamento de Gomes na prisão. Mas, já em liberdade, voltou ao crime e saiu a regressão da pena, suspendendo o livramento condicional, automaticamente”, finalizou o chefe da Dicap.

O secretário da Sejuc, Hércules Pereira, informou sobre o trabalho de inteligência realizado em parceria com as demais forças de segurança.

“Foi um trabalho muito alinhado com a Guarda Civil Municipal de Fronteira do município de Bonfim. Já sabíamos mais ou menos a região que o criminoso se encontrava e estávamos monitorando. Aí ele cometeu essa tentativa de homicídio na Guiana e a polícia guianense prendeu e entregou ele à GCMFron, que entrou em contato com a Dicap”, afirmou.

O secretário da Sejuc garantiu que a prisão do foragido devolve mais tranquilidade à sociedade e reforça o compromisso das autoridades com o cumprimento da lei e o combate à criminalidade