Conselho Distrital de Saúde Indígena do Leste de Roraima elege nova presidência  

Compartilhe:

Representantes de governos e prestadores de serviços na área de saúde indígena escolheram Iranilde Barbosa dos Santos e Izaque Ambrósio dos Santos como presidente e vice

Os novos presidente e vice-presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) do Leste de Roraima foram eleitos durante a 108ª Reunião Ordinária do Conselho, realizada no final do mês passado, em Boa Vista. Representantes dos governos municipais, estaduais, federal e prestadores de serviços na área de saúde indígena elegeram Iranilde Barbosa dos Santos para o cargo de presidente, e Izaque Ambrósio dos Santos para vice-presidente. O mandato é de dois anos.

Um dos 42 conselheiros que compõem o CONDISI é o presidente do Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSAÚDE), José Eri Osório de Medeiros. O Instituto firmou, no início deste ano, convênio com a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, para atuar no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste.

Os DSEIs são estruturas do Ministério da Saúde responsáveis pela organização da rede de atenção à saúde indígena, compreendendo Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), Polos Base (PB) e Casas de Saúde Indígena (CASAI). O convênio com o IBSAÚDE tem como foco principal a qualificação da assistência nas aldeias, respeitando as práticas tradicionais e os aspectos socioculturais dessas populações.

O Instituto é responsável pela contratação e manutenção de equipes multidisciplinares, atuando na atenção primária, na formação continuada de profissionais e na integração das práticas tradicionais dos povos indígenas com a medicina. Cada Polo Base tem duas equipes de saúde compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentista e auxiliar de saúde bucal.

Somente no DSEI Leste são 1.117 colaboradores. Destes, 430 são agentes indígenas de saúde e 300 agentes indígenas de saneamento, moradores das aldeias e fundamentais  no apoio às equipes de saúde. Para o presidente do IBSAÚDE, o convênio busca reforçar as políticas públicas para os povos indígenas:

“A formalização dessa parceria com o Ministério da Saúde representa um marco estratégico no fortalecimento do SUS Indígena. Ela consolida um modelo de atenção que respeita profundamente as tradições e os modos de vida das comunidades, ao mesmo tempo em que amplia o acesso a serviços essenciais de saúde. Estamos comprometidos em garantir uma atuação cada vez mais qualificada, humanizada e culturalmente sensível, que valorize os saberes indígenas e promova o bem-estar integral dessas populações”, afirma Medeiros.

Além da assistência em saúde, o convênio contempla ações de saneamento básico nas aldeias, como ampliação da coleta e tratamento de esgoto e implementação de sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares. O objetivo é garantir melhores condições de vida e saúde nos territórios indígenas, com atuação integrada e permanente.

*Abrangência do convênio*

O DSEI Leste de Roraima atende 66.528 indígenas. Essa população pertence a sete etnias diferentes, incluindo os povos Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Patamona, Taurepang, Sapará e Wai-Wai. Está presente em 32 terras indígenas distribuídas em 11 municípios do estado e conta com 34 polos-base, oito subpolos e 11 etnorregiões administrativas. O deslocamento entre as comunidades é realizado por meios terrestres, fluviais e aéreos, utilizando 31 embarcações e uma ambulancha.

*Sobre o IBSAÚDE*

Fundado no Rio Grande do Sul em 2005, o IBSAÚDE é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos vocacionada ao reforço e à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde então, desenvolveu e realizou projetos com hospitais, secretarias de saúde, universidades, OPAS/OMS, Ministério da Saúde e instituições públicas e privadas, tanto nacionais quanto internacionais.

A instituição dedica-se também ao processo do conhecimento no ensino e na aprendizagem permanentes, por meio de intercâmbios e acordos de cooperação com organismos, instituições de ensino, empresas públicas e privadas, em todos os campos do conhecimento e do desenvolvimento humano, além de celebrações de termos de parceria.