As inscrições seguem até dia 19 de setembro e estão abertas para três categorias: aluno, professor e escola.
Tirar nota máxima em uma redação de vestibular é um desafio para muitos estudantes, mas não é impossível. Desde 2020, a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) tem contribuído para que jovens estejam mais preparados e confiantes nessa etapa da vida, por meio do Concurso de Redação da DPE-RR, que já está em sua 5ª edição em 2025.
A iniciativa é voltada para alunos e alunas do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino e tem se consolidado como um importante instrumento de estímulo à leitura, escrita e reflexão crítica, habilidades essenciais para quem deseja ingressar no ensino superior.
Um exemplo do impacto do concurso é a história de Maria Luíza Azevedo, que conquistou o 2º lugar na categoria ensino médio geral na edição de 2022 e 2023. Na época, ela estava na 3ª série do ensino médio no Colégio Militar Estadual de Roraima CEL PM Derly Luiz Vieira Borges, prestes a fazer vestibular e se dedicou por meses à preparação.
“A sensação de ser premiada é incrível, porque você se sente motivada e percebe que todo aquele esforço vale a pena. No final, tudo tem uma recompensa, e não falo de recompensa material, mas da sensação de saber que você é capaz, que é merecedora. Isso mostra que, mesmo vindo de uma escola pública, é possível alcançar grandes espaços”, contou a estudante.
Hoje, ela estuda Direito na Universidade Federal de Roraima e fala como participar do concurso de redação da DPE-RR foi decisivo para sua escolha de curso. Para ela, a oportunidade de conversar com o defensor público-geral, Oleno Matos, para conhecer o trabalho da instituição, foi um divisor de águas na sua vida.
“Quando vi meu nome entre os vencedores, fiquei em choque. Foi uma sensação diferente e até ajudou na decisão pelo curso de Direito. Em 2022, o tema do concurso era ‘Onde há Defensoria, há justiça e cidadania’. Isso me proporcionou conhecer de perto o trabalho da instituição e me apaixonar, porque a Defensoria é o principal órgão que leva os direitos às pessoas em situação de vulnerabilidade social. A partir dali, eu decidi que queria fazer Direito”, compartilhou Maria Luíza.
Durante sua preparação, Maria Luiza contou com o apoio da professora de Língua Portuguesa Érika Ferreira, que acompanhou de perto cada etapa. Para Érika, concursos como o da DPE-RR são fundamentais na formação dos estudantes.
“Trabalhamos com o modelo de texto dissertativo-argumentativo, que é o mais cobrado nos vestibulares da nossa região e de outras também. Orientamos os alunos a seguir a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão, e incentivamos o uso da intertextualidade, com referências de livros, filmes e séries. Eu vejo que essa motivação para escrever faz toda a diferença na vida dos estudantes, tanto para participarem de concursos como esse, quanto para se prepararem para o vestibular.”, explicou a professora.
Atualmente, Érika leciona para turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Monteiro Lobato, onde enfrenta um novo desafio: despertar o interesse por esse tipo de concurso em um público com uma rotina bastante diferente.
“Trabalhar com alunos do EJA exige um esforço ainda maior de motivação, porque são estudantes que enfrentam realidades complexas, muitos são pais, mães ou trabalham o dia inteiro e estudam à noite. Mesmo com todas essas dificuldades, eu vejo muito potencial neles. Por isso, insisto no processo de escrita e reescrita, trabalhando sempre com a autoestima e mostrando que eles merecem o melhor. Às vezes, a maior barreira é acreditar em si mesmos, por isso eu os ajudo a desenvolverem autoconfiança e acreditem na própria capacidade. Sempre digo que não é impossível, tudo começa pela vontade de querer aprender e crescer”, destacou a professora.
Edição de 2025 celebra os 25 anos da DPE-RR com reflexão sobre cidadania e justiça
Em 2025, o Concurso de Redação da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) chega à sua 5ª edição com um tema especial: “25 anos da Defensoria Pública do Estado de Roraima”. A proposta deste ano convida os estudantes a refletirem sobre a trajetória da DPE-RR desde sua criação, em 2000, como um órgão essencial na promoção dos direitos, da cidadania e do acesso à justiça para a população roraimense.
Segundo o defensor público-geral, Oleno Matos, a edição de 2025 marca mais do que uma celebração institucional, representa a valorização da função social da Defensoria ao longo de um quarto de século.
“Este concurso é uma maneira de dar voz à juventude e de incentivar a reflexão sobre o papel da Defensoria na vida das pessoas. São 25 anos lutando por justiça para aqueles que muitas vezes são invisíveis para o sistema. É essencial que os jovens entendam esse impacto e ajudem a multiplicar esse conhecimento”, afirma Oleno Matos.
As inscrições para o concurso seguem abertas, conforme cronograma organizado pela Escola Superior da Defensoria Pública (ESDEP), órgão responsável pela realização do certame. À frente da coordenação da Escola, o professor Vilmar Souza destaca que todas as escolas públicas do estado já foram notificadas e estão em processo de cadastramento. Apenas os gestores escolares podem realizar a inscrição, preenchendo as informações dos alunos, professores e da própria escola.
“As inscrições passam primeiro por uma etapa interna em cada escola, que organizam o concurso entre seus alunos, fazem a sensibilização da comunidade escolar e selecionam as três melhores redações por categoria. Por exemplo, se a escola tiver apenas ensino fundamental, enviará três redações. Se tiver fundamental e médio, enviará seis, sendo três de cada nível. Todo o processo está detalhado no nosso site, com formulários, edital e orientações. O sistema é simples, intuitivo e totalmente acessível para todos os participantes.”, explicou o coordenador Vilmar.
A premiação do 5º Concurso de Redação da DPE-RR contempla três categorias: aluno(a), professor(a) e escola, com distinções entre ensino fundamental, médio, e modalidades indígena e geral. Para os estudantes, os prêmios em dinheiro variam de R$500,00 (3º lugar) a R$1.500,00 (1º lugar) em cada subcategoria.
Os professores responsáveis pela orientação dos alunos premiados também recebem os mesmos valores, além de um certificado e uma placa de honra ao mérito como reconhecimento pelo trabalho pedagógico. As escolas vencedoras, tanto da rede geral quanto indígena, receberão valores equivalentes e também serão agraciadas com certificado e placa de honra ao mérito, no entanto, os valores devem ser obrigatoriamente aplicados em melhorias na unidade escolar, com prestação de contas à DPE-RR no prazo de 60 dias.
O edital do Concurso de Redação da DPE-RR está disponível no endereço: https://escolasuperior.rr.def.
ASCOM DPE-RR
FOTO: ASCOM/DPE-RR