Comissão de Saúde discute aumento da doença e possibilidade de tratamento no Estado

Compartilhe:

O tema será discutido em evento aberto ao público e contará com a presença de oncologista do Hospital de Amor de Barretos

A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) promove, nesta quinta-feira (14), a partir das 9h, no Plenário Valério Caldas de Magalhães, uma reunião para discutir o aumento de câncer infantojuvenil. O evento será aberto ao público e contará com a presença da oncologista pediátrica e diretora Técnica do Hospital de Amor Infantojuvenil de Barretos, Karla Rodrigues.

O presidente da comissão, deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União), ressaltou que o encontro ocorre após receber demandas de oncologistas locais e de Barretos, uma vez que é crescente o número de neoplasias nessa parcela da população. O foco é sensibilizar autoridades para que o estado tenha condições estruturais para tratar os pacientes.

É uma doença bastante comum nessa população pediátrica e a maioria dos nossos pacientes são tratados fora do estado, sendo que Roraima tem condições de tratar essas pessoas, basta termos estrutura e arsenal do poder público. Queremos convocar todos os parlamentares, vereadores, secretários, entre outros, e revelar dados estatísticos e estimativas. Nosso estado só tem a ganhar com essa ampliação de serviços”, reforçou o parlamentar.

O deputado informou ainda que os profissionais envolvidos no tema atuam no projeto “David”, que visa o diagnóstico precoce de câncer de pele, aumentando as chances de cura. “A Assembleia Legislativa não poderia ficar de fora dessa discussão. Inclusive, o nosso compromisso é, justamente, através dos dados que os profissionais irão trazer, alocar recursos específicos para o combate do câncer infantojuvenil em Roraima”, acrescentou.