Catálogo de Experiências da COP30 revela destinos sustentáveis de Roraima para o mundo

A publicação vai mostrar um pouco do que os turistas podem encontrar em Roraima para além das discussões da COP30

Compartilhe:

Roraima ganha destaque para o Brasil e o mundo no Catálogo de Experiências Turísticas “Conheça o Brasil – Edição Especial COP30”. A edição estará disponível nas InfoZones espalhadas por Belém, no Espaço “Conheça o Brasil” do Ministério do Turismo, na GreenZone da COP30 e também no Portal do MTur.

A publicação vai mostrar um pouco do que os turistas podem encontrar em Roraima para além das discussões da COP30, em Belém, que vão muito além das discussões climáticas. Ela mostra um Estado repleto de roteiros e atrativos que poderão ser vivenciados, saboreados e sentidos.

O catálogo destaca as principais experiências para os visitantes, dentre elas a Rota de Observação das Aves de Roraima, que pode ser feita nas Regiões Turísticas do Extremo Norte do Brasil, Roraima e Savana Amazônica, nos municípios de Amajari, Uiramutã, Boa Vista, Cantá, Mucajaí e Caracaraí.

Também destaca os atrativos da capital Boa Vista, a capital do Extremo Norte do Brasil, a Savana Amazônica e seus principais atrativos turísticos, como o Parque do Rio Branco, o mirante Edileuza Lóz e a Selvinha Amazônica; Intendência; Centro de Artesanato; Orla Taumanan; Monumento aos Pioneiros; Igreja do Carmo; Prelazia; Praça do Centro Cívico (dia e noite); Praça das Águas; Complexo Poliesportivo Ayrton Sena, dentre outros.

Não poderia falta o maior atrativo local que é a Expedição Monte Roraima, com uma vivência imersiva de autoconhecimento, espiritualidade e conexão com a natureza selvagem e ancestral do extremo norte do Brasil.

O Monte é um dos lugares mais enigmáticos e energéticos do planeta, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Além destes, a publicação destaca a Serra do Tepequém e a rota do etnoturismo nas comunidades indígenas Kauwê e Boca da Mata, em Pacaraima e Raposa I, no município de Normandia.

Segundo o diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura do Estado de Roraima, Bruno Brito, a realização da COP30 em Belém coloca a Amazônia em evidência para o mundo, destacando o que Roraima tem de melhor. “A publicação oferece uma possibilidade de visitações turísticas para os visitantes de todo o país e do mundo, destacando o produto turístico Destino Roraima como um grande destaque”, afirmou.

A seleção das experiências turísticas levou em consideração um levantamento realizado junto às Secretarias de Turismo das Unidades da Federação, entidades do Conselho Nacional do Turismo e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, sendo a curadoria feita pela Coordenação-Geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo.

A publicação reúne mais de 100 experiências cuidadosamente selecionadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O foco é apresentar um ecossistema turístico plural, inovador e alinhado aos pilares da cúpula climática, como a conservação ambiental, a justiça climática e a sustentabilidade.

Com predominância de iniciativas de Ecoturismo e Turismo de Base Comunitária, a revista dá protagonismo às comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e rurais na construção de vivências autênticas, transformadoras e responsáveis.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Jacildo Bezerra

FOTOGRAFIA: Elias Macuxi e Renato Guariba